Ir direto para menu de acessibilidade.
Incio do contedo da pgina

IFSP Bragança Paulista realiza primeira colação de grau de formando Surdo, com tradução em Libras

Criado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 16h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 17h00

colacao2025 2 juramentoGustavoO Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-BRA) realizou, no dia 5 de setembro, a cerimônia de colação de grau dos cursos superiores e técnicos. O evento foi marcado por um momento histórico: foi a primeira colação de grau com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a formatura do estudante Surdo Gustavo Pinto da Silva (na foto, realizando o juramento da profissão), no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A celebração representa um símbolo importante de conquista e realização pessoal, mas também de avanços no acesso ao ensino superior demonstrando um compromisso com a acessibilidade e inclusão, promovendo igualdade de oportunidades.

Durante a formação, o estudante Gustavo contou com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, apoio pedagógico especializado e acompanhamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Essas ações integram a política institucional do IFSP para garantir acesso, permanência e êxito de estudantes com necessidades educacionais específicas. Também deve-se destacar o apoio da família, dos colegas de curso que acolheram o estudante, dos docentes, da equipe técnica administrativa e da tradutora intérprete de Libras Leticia Leite Batista Nascimento.

Além das atividades regulares do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estudante participou de atividades e projetos que ampliaram sua experiência acadêmica, como o projeto de ensino “Desenvolvimento de um Portal Web para Inclusão e Socialização de Discentes com Necessidades Educacionais Especiais”, sob orientação do professor Flávio Cezar Amate, a participação como representante do NAPNE e o estágio na prefeitura municipal de Piracaia. No trabalho desenvolvido juntamente com duas colegas para conclusão do curso, Gustavo contribuiu para a criação de um glossário técnico em Libras para a área de tecnologia.

Para a diretora-geral do campus, Alessandra Casimiro de Souza Matricaldi, a ocasião reafirma a missão institucional: “O IFSP tem como compromisso oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na inclusão e no respeito à diversidade. Este momento demonstra que a acessibilidade não é apenas um direito, mas um caminho para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa.”

O IFSP reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional acessível e diverso, promovendo a formação cidadã e profissional de qualidade para todos. Para saber mais sobre as ações do NAPNE, acesse https://bra.ifsp.edu.br/napne.

registrado em:
Fim do contedo da pgina