Ir direto para menu de acessibilidade.
Incio do contedo da pgina

Seja uma formadora popular pelo fim da violência contra a mulher - 3 vagas em Bragança Paulista

Criado: Quarta, 11 de Março de 2026, 18h06 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2026, 18h10

Estão abertas, até o dia 22 de março, as inscrições para o processo de seleção de formadoras populares em direitos das mulheres, responsáveis por conduzir atividades educativas com mulheres das comunidades locais, fortalecendo redes de apoio, ampliando o acesso à informação sobre direitos e contribuindo para a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres. Há 3 vagas para atuação em Bragança Paulista.

O processo seletivo prevê a concessão de bolsas no valor de R$ 850,00 mensais para 8 horas semanais de atuação no projeto e prioriza a participação de Promotoras Legais Populares e mulheres com experiência em movimentos sociais, educação popular e defesa dos direitos das mulheres.

Podem se inscrever mulheres com 18 anos ou mais que tenham experiência ou atuação em:

  • Movimentos de mulheres ou coletivos feministas
  • Educação popular
  • Defesa dos direitos das mulheres
  • Enfrentamento à violência contra mulheres

É desejável que a candidata tenha formação ou experiência com temas como direitos humanos, Lei Maria da Penha, políticas públicas e gênero.

As inscrições vão até 22 de março e podem ser feitas exclusivamente por formulário online disponível no link https://forms.gle/vK5XhriJCP7rUB1E8 . No formulário, será necessário enviar, além do RG e CPF, os documentos que comprovem experiência, habilitação e formação.

A seleção será feita por análise de experiência e formação, com base nos documentos enviados na inscrição. A pontuação irá considerar tempo de experiência e atuação, além de participações em cursos e eventos.

Todas as informações podem ser consultadas no Edital n.º 27/2026. Veja também o Edital Simplificado

 

Formação em direitos das mulheres

O IFSP, por meio do Campus Hortolândia, coordena uma iniciativa nacional de formação popular em direitos das mulheres que será realizada ao longo de 2026 em parceria com o Ministério das Mulheres e outros Institutos Federais. A ação prevê a formação de mais de mil mulheres em diferentes regiões do país, fortalecendo estratégias de prevenção à violência de gênero, ampliando o acesso à informação sobre direitos e apoiando a atuação de mulheres como lideranças comunitárias em seus territórios.

O projeto articula cursos de extensão, campanhas educativas e ações de mobilização social voltadas à educação em direitos, ao acesso à justiça e ao fortalecimento das redes de proteção às mulheres. A proposta busca ampliar o acesso à informação sobre direitos e fortalecer a atuação de mulheres como lideranças comunitárias capazes de orientar e apoiar outras mulheres em suas comunidades.

A seleção das estudantes será realizada no mês de abril com previsão de início dos cursos na primeira semana de maio. 

A expectativa é que a iniciativa fortaleça redes locais de apoio às mulheres, amplie o acesso à informação sobre direitos e contribua para consolidar o papel dos Institutos Federais como instituições públicas comprometidas com a promoção da cidadania, da equidade de gênero e da justiça social. 

Saiba mais aqui.

 

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina