Boletim Pesquisa nº 3 - Outubro/2026
- Estudantes premiados durante a 8ª FeNaDante
- Mais projetos aprovados em feiras de ciências
- Inscrições abertas para o PIBIFSP 2027
- Docente participa da VIII Semana de Ensino de História da Unicamp
- Era uma vez no IFSP-BRA...
- Submissões abertas para eventos científicos
Estudantes premiados durante a 8ª FeNaDante
Dois projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFSP-BRA foram premiados na 8ª FeNaDante, realizada entre 21 e 25 de setembro.
- Território, memória e silenciamento: a invisibilização africana na toponímia do Sudeste brasileiro
Mariane Gomes de Lima (3º INFO)
Orientação: Prof. Dr. Rafael Prearo Lima
Medalha de bronze – Ciências Humanas
Credenciais: 12ª Feira Brasileira de Iniciação Científica – Febic (setembro/2027 – UFSC campus Joinville)
- FoodScan: aplicativo com uso de IA para a interpretação de rótulos e promoção da segurança alimentar
Ana Carolina Siqueira de Macedo, Laura Nizzoli dos Santos e Felipe Martins de Lima (2º INFO)
Orientação: Prof. Dr. Rafael Prearo Lima
Coorientação: Prof. Dr. Flávio Cezar Amate
Credenciais: XIV Dual Science Fair (agosto/2027 – Florianópolis)

Mais estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFSP-BRA têm projetos aprovados em feiras de ciências
No último mês, mais 17 projetos desenvolvidos por estudantes do IFSP-BRA foram aprovados em feiras de ciências ao redor do Brasil.
- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC 2026 - 26 a 30/outubro, em Novo Hamburgo (RS)
- Feira de Ciências e Tecnologia da ETEC Bento Quirino – 17ª BENTOTEC - 21 e 22/outubro, em Campinas (SP)
- XV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciências 2026 - 25 a 28/novembro, em Foz do Iguaçu (PR)
- Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IFSP – EICPOG - 19 a 22/outubro, no IFSP campus São Paulo (IFSP-SPO)
- XII Mostra de Trabalhos Técnicas – COTUCA - 26/outubro, em Campinas (SP)
- Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC - 07 a 19/novembro - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG) – Feira Virtual
- 11ª Feira de Ciências do Vale do Ribeira – Fecivale - 27 a 29/outubro, no IFSP campus Registro (IFSP-RGT)
Inscrições abertas para o PIBIFSP 2027
Foi publicado o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIFSP 2027 do IFSP campus Bragança Paulista.
As submissões de projetos estarão abertas até 01 de novembro.
Docente participa da VIII Semana de Ensino de História da Unicamp
No dia 28 de setembro, o Prof. Dr. Adriano Henriques Machado, do IFSP-BRA, participou como palestrante da VIII Semana de Ensino de História da Unicamp, promovida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e organizada pelo curso de Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O docente integrou a mesa “Sincretismo e identidade: reflexões sobre encontros e fusões religiosas no Brasil”, que abordou os processos históricos relacionados ao sincretismo religioso no país e os desafios envolvidos no ensino desse tema.
Durante sua participação, o professor apresentou resultados de discussões e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “Currículo, docência e educação em Direitos Humanos”, incluindo trabalhos realizados em parceria com estudantes bolsistas dos cursos do Ensino Técnico Integrado do IFSP-BRA.
Entre 2014 e 2016, a estudante Erika M. S. Tagima, do curso Técnico em Mecatrônica, desenvolveu o projeto Ensino do Método Braille utilizando Tecnologia de Dispositivos Móveis, sob orientação do Prof. Dr. José Erick de Souza Lima. A proposta usava tecnologia de dispositivos móveis para apoiar o ensino do sistema Braille e obteve reconhecimento contínuo em diversas feiras.
Prêmios conquistados:
- 2014: Bragantec – 1º lugar
IFSP campus Bragança Paulista - 2014: Desafio 3M – 1º lugar
Instituto 3M do Brasil - 2015: Febrace – 1º lugar
Escola Politécnica da USP - 2016: MOP – 2º lugar
Museu Catavento e Escola Politécnica da USP - 2016: International Sustainable World Energy, Engineering and Environment Olympiad / I-SWEEP – 2º lugar
Houston, Texas, EUA
Submissões abertas para eventos científicos
- XXXVIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da Unesp
Submissões até 10/10/2026
- FEBRACE (POLI/USP) – São Paulo (SP)
Submissões até 20/10/2026

Redes Sociais