Regras de Convivência
Por que precisamos de regras de convivência bem definidas?
No cotidiano escolar, são inúmeros os espaços e as oportunidades para a ocorrência de conflitos. Afinal, os conflitos fazem parte da vida em sociedade e na escola isso não é diferente. A diversidade de opiniões, posturas e visões de mundo, bem como as diferentes concepções do que é ou do que deveria ser o IFSP-BRA fazem parte do dia-a-dia em nosso câmpus. Lidar com essa diversidade de opiniões é sempre um grande desafio, e construir consensos certamente não é fácil. Mas enquanto instituição educativa, a transparência acerca das regras e da forma como tratamos determinados assuntos é fundamental. Elas ajudam a orientar nossas ações, evitando a ocorrência de abordagens diferentes para situações semelhantes. Também são educativas ao trazerem objetividade e transparência ao contrato pedagógico, o qual não se limita às ações dentro da sala de aula.
A pesquisa de opinião realizada em 2022
Ao longo do mês de novembro de 2022, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino realizou uma pesquisa de opinião sobre as regras de convivência no câmpus junto a servidores e estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, por meio de um formulário consultivo. O acesso ao formulário ocorreu mediante login pelo email institucional, o qual não foi registrado no envio das respostas. Portanto, nesse caso apenas a comunidade interna do IFSP-BRA pôde responder à pesquisa, mas não identificamos os usuários.
O referido formulário foi criado como uma ferramenta auxiliar no processo de construção das regras de convivência do câmpus e foi uma ação que teve como foco principal os temas e questões pertinentes aos estudantes do ensino médio. Nosso objetivo foi colocar em pauta algumas propostas para o câmpus, bem como abrir a possibilidade para o envio de novas propostas. As respostas a este instrumento foram de caráter consultivo, no intuito de mapear as opiniões e percepções da nossa comunidade acadêmica.
Os resultados dessa pesquisa são apresentados a seguir:
A construção de um manual de regras de convivência: 1ª versão
No inÃcio do ano letivo de 2023, foi elaborada uma primeira versão de um Manual de Boa Convivência do IFSP-BRA. O documento tratava de temas relacionados ao cotidiano do câmpus, incluindo:
- As premissas básicas de convivência.
- O uso correto da carteirinha estudantil.
- Os cuidados necessários nos diferentes ambientes do câmpus.
- O serviço de achados e perdidos.
- O uso da quadra poliesportiva.
- Os jogos permitidos no câmpus.
- Orientações sobre as demonstrações de afeto.
- Orientações sobre como questionar as regras.
Para criar esse documento, foi considerada uma série de fatores, entre eles: o Regulamento Disciplinar Discente, que já é um documento normativo do IFSP; algumas necessidades operacionais do IFSP-BRA; diálogos com os docentes e outros setores do câmpus, realizados em outubro de 2022; e os resultados da pesquisa de opinião aplicada em novembro de 2022.
Atualizando o manual: 2ª versão
No inÃcio de 2024 foi publicada a segunda versão do Manual. Esta amplia os temas abordados no documento, que passou a incluir orientações sobre:
- Cultura de paz.
- Combate ao bullying.
- Cuidados com a saúde.
- Prevenção de acidentes.
- Cuidados com limpeza e organização.
- Atualização dos dados cadastrais.
- Respeitando a autonomia docente.
Ela também faz algumas revisões de tópicos da primeira versão, com base na experiência do ano letivo de 2023. Além disso, sugere-se que os temas sejam trabalhados com os estudantes ao longo de todo o ano letivo, em um processo de formação contÃnua, por meio de tutorias e ações de diálogo com as turmas. Nesta versão atual, o manual ganhou uma perspectiva mais educativa, com princÃpios e cuidados básicos para a convivência no campus.
A segunda versão do manual está disponÃvel no link abaixo:
A ideia do manual é que ele possa ajudar na definição das regras de convivência do IFSP-BRA e na comunicação clara dessas regras. Entendemos que toda versão do manual é uma etapa de um processo em construção, que deve sempre permanecer aberto ao diálogo. Por isso, ações como debates, rodas de conversa e palestras sobre os temas de interesse coletivo são igualmente importantes. Uma das possÃveis formas de enviar propostas de alterações ou inclusões para o manual é utilizando o formulário no link abaixo:
Envie propostas para o Manual de Boa Conviviência
Como posso propor temas para debates ou apresentar a demanda de uma palestra informativa?
Se você gostaria de propor um tema para debate ou palestra, sempre pode encaminhar a sugestão para a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou diretamente para a Diretoria Educacional do câmpus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Porém, recomendamos que as propostas também sejam apresentadas nos diferentes momentos de diálogo, como em reuniões e assembleias, sejam estas ações da gestão do câmpus, do corpo docente ou das organizações estudantis, como o grêmio e os centros acadêmicos.
Redes Sociais