Desenvolvimento de uma plataforma de teste constituída de um mini-helicóptero controlada digitalmente em tempo real por meio do Scilab/XCOS

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 14h52

Nome do Orientador: Adilson de Souza Cândido

Nome do Aluno: Gabriel Paula da Costa

Resumo: O presente projeto de pesquisa se refere ao projeto e desenvolvimento de uma plataforma de validação de estratégias de controle. Esta plataforma é constituída de um protótipo de um mini-helicóptero que apresenta uma hélice acoplada a um motor de corrente contínua sem escovas fixada a uma haste móvel. O posicionamento deste braço poderá ser estimado por meio de um potenciômetro localizado na junta de articulação ou por meio de acelerômetros. É previsto que este sistema apresente dois métodos de controle: localmente ou remotamente. Este controle local será realizado por meio de microcontroladores e/ou por computadores de placas únicas. Já o controle no modo remoto empregará o software computacional livre Scilab/Xcos operando um computador, que assegure tempo real, o qual irá realizar a função de supervisão e controle. É importante destacar que este projeto faz parte do projeto Helidesign, já desenvolvido no campus, organizado pela SAE Brasil (sociedade brasileira da tecnologia da mobilidade). Por fim, por meio do desenvolvimento desta plataforma de voo será possível validar estratégias de controle avançadas aplicadas a aeronaves de asas rotativas, atualmente pouco exploradas por empresas comerciais de drones, propiciando desta forma uma elevada possibilidade de inovação tecnológica na área de segurança de voo.

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017