Motivação Induzida por Problemas: um importante instrumento no processo educacional

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 14h55

Nome do Orientador: Adilson de Souza Cândido

Nome do Aluno: Adriel Aparecido de Souza

Resumo: O processo educativo deve estar em uma permanente metamorfose com vistas à formação de cidadãos conscientes, éticos e responsáveis, inseridos plenamente no complexo mundo do trabalho que está em rápida transformação. No entanto, o que se observa na maioria das instituições de ensino é a estagnação das práticas pedagógicas, focada muitas vezes em aulas expositivas, o que acaba não acompanhando as transformações e exigências da sociedade. Aliado a este problema, cada vez mais, os educadores se queixam da aparente baixa motivação dos alunos no que se refere ao interesse para o estudo de determinadas disciplinas. Este fato implica em outras consequências diretas como a elevação das taxas de evasão, reprovação, aversão ao ambiente escolar e desmotivação dos educadores. A fim de quebrar este ciclo, é necessário o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que resgatem estas características motivacionais tanto dos alunos quanto dos educadores. Para isso, é proposto o uso de técnicas de aprendizagem baseada em problemas na área de robótica móvel, aplicado a um grupo de alunos de forma extracurricular, de modo a consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, a formação integral vocacional e a produção do conhecimento, além de, obviamente, contribuir com ações de inovação tecnológica.

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017