Avaliação do potencial citotóxico da água de poços raso e semi-artesiano, usando teste Allium Cepa

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 14h58

Nome do Orientador: Ana Cristina Gobbo César

Nome do Aluno: Karina Carvalho Sales

Resumo: A água subterrânea tem potencial para transmitir doenças causadas por microrganismos patogênicos provenientes de fezes de humanos e animais, ou por meio de substâncias químicas. O biomonitoramento dos efeitos citotóxicos e genotóxicos da água de poço pode ser realizado por plantas. A cebola (Allium cepa) é usada como bioindicadora através da análise de parâmetros macroscópicos (crescimento e deformidade) e microscópicos (fragmentação do DNA e aberrações cromossômicas). Assim, pretende-se avaliar o potencial citotóxico das águas de poços d’água, empregando teste Allium cepa, nos períodos chuvoso e seco. Cinco cebolas serão expostas às águas coletadas de cada poço (raso ou caipira e semi-artesiano), cinco outros bulbos serão colocados em água sem cloro (controle negativo) e outros cinco na solução de 15g/L MMS (metil metanossulfonato), usada como controle positivo por ser capaz de promover alterações celulares. Após 72 horas, 10 raízes serão escolhidas aleatoriamente por bulbo e marcadas. Estas raízes serão mensuradas após 72, 120 e 168 horas de exposição. Será calculado a média e o desvio padrão do crescimento radicular de cada dia de medição e para comparar a variação dos valores de crescimento radicular entre cada tratamento será aplicado teste ANOVA one-way e pós-teste de Tukey p<0,05 (software GraphPad Prisma 6).

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017