Avaliação da citotoxicidade do capim cidreira, usando teste Allium Cepa

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 14h59

Nome do Orientador: Ana Cristina Gobbo César

Nome do Aluno: Mariana Elyn Pereira do Carmo

Resumo: A maioria da população de países em desenvolvimento, ainda utiliza plantas para o tratamento de enfermidades, devido à falta de acesso a medicina tradicional e a situação de pobreza na qual vive. Porém pouco se sabe sobre o quão tóxicas estas plantas são às células do organismo. Este projeto pretende avaliar o potencial citotóxico do capim cidreira Cymbopogon citratus (DC) Stapf., empregando teste Allium cepa. Serão preparadas infusões com a erva fresca e erva seca, sendo usado 4g capim cidreira para 500mL água a 100C, por três minutos. Cinco cebolas serão expostas a infusão da erva fresca, cinco bulbos para a infusão de erva seca, cinco ao controle negativo (água sem cloro) e outras cinco à solução 15μg/L MMS (metil metanossulfonato), utilizado como controle positivo, pois causam alterações celulares. Após 72 horas, 10 raízes serão escolhidas aleatoriamente por bulbo e marcadas. Estas raízes serão mensuradas após 72, 120 e 168 horas de exposição. Será calculado a média e o desvio padrão do crescimento radicular de cada dia de medição e para comparar a variação dos valores de crescimento radicular entre cada tratamento será aplicado teste ANOVA one-way e pós-teste de Tukey para p<0,05 (software free GraphPad Prisma 6).

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017