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Governança Digital: Investigação em Prefeituras das Capitais dos Estados Brasileiros  

Criado: Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 00h00

Orientador: Letícia Souza Netto Brandi

Aluno: Nayara Marinho Watakukii

 

Resumo: A Governança Digital é compreendida pela utilização de tecnologias da informação e comunicação no setor público, com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, incentivando a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão e tornando o governo mais responsável, transparente e eficaz. A governança de tecnologia da informação consiste no estabelecimento de uma série de práticas com o objetivo de garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio, com riscos e custos admissíveis. Desse modo, a adesão das práticas de governança de TI na Administração Pública Municipal pode garantir a correta aplicação de recursos públicos, a estimular a proteção de informações críticas e a cooperar para que as organizações públicas atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Ainda assim importa verificar de que forma a organização de natureza pública gerencia os recursos de tecnologia da informação e comunicação visando contribuir com a evolução do governo digital. Este projeto propõe averiguar o planejamento e o uso da Tecnologia da Informação em Prefeituras das capitais dos Estados do Brasil. Os dados coletados no âmbito deste estudo têm o objetivo de conhecer o nível de maturidade da governança de TI no poder executivo municipal com o propósito de aumentar a expectativa de entrega de valor dos serviços de TI nos ambientes estudados. Além disso, os dados coletados permitirão incrementar a base de dados existente de forma a propiciar estudos comparativos com as características do uso e gestão da tecnologia da informação e comunicação dos municípios estudados.

 

Modalidade: PIVICT

Vigência: 03/2018 a 11/2018

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