Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Contato > Notícias > Prata da casa: professor do IFSP-BRA tem artigo publicado na revista “Journal of Materials Science" (Springer)
Incio do contedo da pgina

Prata da casa: professor do IFSP-BRA tem artigo publicado na revista “Journal of Materials Science" (Springer)

Última atualização em Terça, 29 de Abril de 2025, 19h57

O professor Adilson Vitor Rodrigues da área de mecânica do IFSP-BRA e pesquisador colaborador da UFMG (pós-doutorado) teve publicado artigo na revista "Journal of Materials Science" (Springer), escrito em colaboração com prof. João Batista Fogagnolo (UNICAMP) e do ex-aluno de mestrado dele, o Andres Felipe Ramirez, sob supervisão do Prof. Witor Wolf, da EESC-USP.

O trabalho, intitulado "Laser-clad Al-Matrix coatings reinforced with icosahedral quasicrystals obtained using Al-Cu-Fe-Cr decagonal quasicrystalline powders on Al substrates", trata da transformação de  quasicristais decagonais, formados em ligas Al-Cu-Fe-Cr, em quasicristais icosaédricos quando métodos de solidificação rápida são aplicados, e da intensificação desse efeito com o aumento da concentração de alumínio.

Neste trabalho, foi aplicado o processo de laser cladding utilizando uma liga pré-ligada Al₆₇Cu₂₀Fe₅Cr₈ (em % atômica) misturada com pós de alumínio de pureza comercial, para estudar os efeitos do rápido resfriamento e da diluição de alumínio sobre a natureza da fase quasicristalina formada. Além disso, o estudo buscou definir parâmetros de laser cladding que resultem em revestimentos de alta qualidade sobre substratos de alumínio.

Os resultados mostram que a mistura dos pós Al-Cu-Fe-Cr com alumínio puro resultou em uma diluição adequada, levando a uma distribuição homogênea das partículas reforçantes na matriz de alumínio. Por outro lado, os revestimentos produzidos apenas com o pó Al-Cu-Fe-Cr apresentaram quase nenhuma diluição no substrato e, consequentemente, baixa qualidade microestrutural na interface.

Também foi observado que, embora o pó pré-ligado fosse composto majoritariamente por quasicristais decagonais, a diluição com alumínio e as condições de solidificação rápida do processo permitiram a formação de quasicristais icosaédricos. O revestimento de maior qualidade foi obtido com a mistura de pós Al-Cu-Fe-Cr + Al, utilizando potência de laser de 200 W, resultando em uma microestrutura composta por partículas icosaédricas finas e bem distribuídas na matriz de alumínio. Esse revestimento apresentou o maior valor de microdureza entre todas as amostras testadas, cerca de 251 kgf/mm², valor significativamente superior à microdureza do substrato de alumínio (54 kgf/mm²).

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina