Veja como foi a oficina “Matemática visual-tátil como ferramenta facilitadora no ensino aprendizagem do aluno surdo”
No sábado, dia 17, o Projeto de Extensão “Ciclo de Palestras e Oficinas para a formação geral de professores e educadores de Matemática” organizou a oficina “Matemática visual-tátil como ferramenta facilitadora no ensino aprendizagem do aluno surdo”, ministrada pelas professoras especialistas Leticia Harumi Moraes Yamashita Kawahama e Michele Rocha Gerage.
Dentro da temática, as professoras observaram que, de acordo com a Declaração de Salamanca(1994)*, as políticas educacionais deveriam levar em total consideração as diferenças e situações individuais.
Foram apresentados aos participantes diversos materiais que possibilitam o ensino de conteúdos matemáticos para alunos surdos (e que podem ser utilizados com todo e qualquer aluno, independentemente de haver ou não alguma necessidade específica), dentre eles:
- Flanelógrafo - material que pode ser utilizado para diversos fins, dentre eles para a abordagem de figuras geométricas, comparação de formas e tamanhos;
- Tabuada Tátil - material desenvolvido pelas palestrantes, e que pode ser construído com materiais recicláveis;
- Escala Cuisenaire** - utilizada para o ensino de MMC e MDC;
- Tangram*** - possibilita a abordagem de formas geométricas, contribui para o desenvolvimento da lógica e da criatividade.
Estiveram presentes professores da Rede Estadual de ensino, licenciandos em Pedagogia e Matemática e demais interessados.
Mais informações sobre o Ciclo podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Saiba mais:
*Declaração de Salamanca: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
**Escala Cuisenaire:http://www.utfpr.edu.br/cornelioprocopio/cursos/licenciaturas/Ofertados-neste-Campus/matematica/laboratorios/material-didatico/escala-cuisenaire
***Tangram:http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm
Redes Sociais