Veja como foi a oficina “Soroban e algumas de suas potencialidades”
No último sábado, dia 30 de setembro, foi realizada a oficina “Soroban e algumas de suas potencialidades”, com a professora Akiko Uenishi, como parte integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de Matemática”.
A professora iniciou a oficina dando uma breve introdução sobre a historia da origem do ábaco e de sua adaptação e utilização na cultura e educação japonesa, e explicou sobre como o Soroban ajuda no desenvolvimento do pensamento matemático servindo de ferramenta para auxiliar no ensino.
A professora Akiko explicou como é feita a representação dos números naturais e ensinou algumas técnicas básicas de manuseio como o uso dos dedos indicadores e polegares. Ela ressaltou a importância do cálculo mental e de se conhecer os números amigos do cinco e do dez, que são muito utilizados nos cálculos com o soroban, esclarecendo a importância dessas técnicas para a agilidade dos cálculos com o uso desse instrumento.
Em seguida, os participantes puderam efetuar alguns cálculos de adição e subtração utilizando os Sorobans confeccionados no projeto juntamente com o LEM (Laboratório de Ensino de Matemática), e a professora finalizou a oficina ensinando as técnicas de multiplicação e divisão e propondo novos exercícios para o treino.
Estiveram presentes professores da rede estadual e municipal, alunos curso de Pedagogia e licenciatura em Matemática.
Redes Sociais