A aplicação de metodologias ativas de ensino tem sido prática regular na ECA
A interação dos alunos ingressantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-BRA) com o setor produtivo, logo no primeiro ano do curso, na disciplina “Projeto de Controle e Automação”, continua a ser realizada com sucesso. Chegando a sua 3° edição consecutiva, mesmo em tempos de adversidades e adaptação ao ensino virtual, os alunos apresentaram no dia 21 de junho de 2021, os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2021.
Sob a mediação e acompanhamento do Prof. Adilson de Souza Cândido, que utiliza a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL) e um conjunto de “boas-práticas” de gerenciamento de projetos, os discentes trabalham situações problemas reais propostas por empresas.
Sobre as diferenças em relação a uma metodologia tradicional de ensino, o Prof. Adilson explica que na metodologia PBL, o discente é protagonista do processo de aprendizagem ao invés de ter uma participação passiva. Segundo ele, o discente é estimulado a buscar novos conceitos em um ambiente participativo, colaborativo e dinâmico.
Apoiada pelo programa Conexão Indústria, que promove a aproximação dos ambientes acadêmico e industrial, a atividade deste semestre contou com a participação da empresa Macnica DHW de Florianópolis/SC, que é especializada na área de eletrônica embarcada e pertence ao Grupo Japonês Macnica Inc., maior distribuidor de semicondutores do Japão e o 5º no mundo.
A empresa, que por intermédio deste programa possui acordo de cooperação com o câmpus desde 2018, aceitou o convite e se colocou à disposição para discutir possibilidades e propor temas relacionados a demandas reais do seu dia a dia para serem explorados pelos alunos.
Os projetos escolhidos para este primeiro semestre de 2021, foram:
- Sensor de Estacionamento: dispositivo alimentado por baterias e que apresente baixo consumo energético, capaz de monitorar as vagas para estacionamento e que disponibilize essa informação ao usuário por meio de um painel visual;
- Rastreador de Patrimônio: dispositivo móvel de baixo consumo energético capaz de monitorar a localização de ativos por meio de geolocalização e que disponibilize essa informação ao usuário por meio de um painel visual.
Tendo em vista o perfil dos discentes (ingressantes do curso) e o prazo reduzido, assim como nas edições anteriores desta iniciativa, o objetivo não é a confecção de protótipos ou a apresentação de soluções finais, mas sim, a proposição de ideias e identificação de potenciais soluções ou melhoria de processo. Mais uma vez a ação conseguiu cumprir seu propósito e recebeu elogios por parte da empresa, dos professores presentes e, também, do coordenador do curso Prof. Jefferson de Souza Pinto.
Na opinião do coordenador, a realização de eventos como este envolvendo a participação de empresas em atividades que buscam a integração de conhecimentos no âmbito de disciplinas do curso, se apresenta com uma oportunidade singular. Jefferson também evidencia, que essas oportunidades de cooperação, proporcionadas pelo Projeto Conexão Indústria, é vantajosa no sistema de aprendizado, pois, para os envolvidos, essa é uma forma de desenvolver pesquisas aplicadas e colocar os alunos em contato com problemas de relevância do mercado. E ainda, geram retornos para a sociedade, o que vai de encontro ao papel da nossa instituição.
Em pesquisa de satisfação realizada junto aos alunos, constatou-se que 75% não atuam na área de seu curso ou não estão trabalhando no momento e, para pouco mais da metade da turma, esta experiência foi o primeiro contato com uma empresa da área. Quanto a satisfação atingida, cerca de 94% classificam a experiência entre boa e excelente, 87,6% consideram que os resultados apresentados atenderam ou superaram suas expectativas iniciais em relação ao desafio proposto a eles. Por fim, mais de 90% dos alunos aprovam esta ação e entendem como sendo uma atividade benéfica para sua formação.
Como obstáculos e aspectos negativos observados pelos alunos destacam-se: prazo curto, falta de experiência, trabalhos executados de forma remota, dificuldade de comunicação entre os grupos e a dedicação alta exigida pela disciplina.
Os trabalhos foram apresentados oralmente e de forma virtual para uma banca avaliadora que atribuiu conceitos de 0 a 10 a três aspectos principais: 1) apresentação e desenvolvimento; 2) criatividade e inovação; 3) aplicabilidade da ideia.
Como já é característico da ação, além do professor Adilson, a banca foi composta pelo prof. Luciano Guimarães Mendes, pelos coordenadores do Programa Conexão Indústria Enzo G. Mendes, Edilson R. B. de Jesus e Marcos A. Fernandes e, também, pelos representares da Macnica DHW, Franciele Nornberg, Fabricio Petrassem Souza, Gustavo Leão, Lucas Silva e Neimar Marques Duarte.
Para Franciele, esta iniciativa é muito importante para a formação dos alunos, que muitas vezes ficam somente na parte teórica e tem pouca ligação com problemas reais. Ela ainda revela a boa impressão da empresa com a atividade: “Como empresa parceira, ficamos honrados com o convite e muito felizes com os resultados apresentados pelos alunos. Além disso, a condução das atividades pelo Prof. Adilson foi excelente”.
“É gratificante e empolgante ver o envolvimento das equipes (alunos, professores, coordenadores) e, ao mesmo tempo, enxergar com maior clareza essa conexão da academia com a indústria e o mercado”, destaca Fabrício Sousa.
Pela empresa, também estiveram presentes, Clodoaldo Labritz e o presidente Fabio Petrassem, e, do IFSP, a professora Ana Cristina G. Cesar, também coordenadora do programa, e o Prof. Jefferson de Souza Pinto.
“Parabenizo a todos os envolvidos pela ação, que tanto contribui para com a formação do Engenheiro de Controle e Automação do IFSP câmpus Bragança Paulista, bem como a geração de oportunidades. Por fim, ressalto a inovação trazida pelo docente Adilson a esses projetos com o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas”, congratula Jefferson.
O Prof. Adilson destaca ainda que esta ação vai de encontro com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019) que no § 6º do art. 6º estimula “o uso de metodologias para aprendizagem ativa, como forma de promover uma educação mais centrada no aluno”, bem como outras práticas exitosas no âmbito nacional e internacional como, por exemplo, o sistema Finlandês de educação, no qual o docente teve a oportunidade de receber uma capacitação.
com informações e imagens enviadas pelo prof. Enzo Gaudino Mendes
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