Participe da Consulta Pública sobre a nova PolÃtica de Comunicação do IFSP
O IFSP lançou a consulta pública para a coleta de sugestões referentes ao texto da nova PolÃtica de Comunicação do Instituto. Toda a comunidade pode enviar suas contribuições por meio do formulário eletrônico disponÃvel aqui.
Acesse aqui a minuta da PolÃtica de Comunicação do IFSP.
O documento da PolÃtica de Comunicação está dividido em 13 capÃtulos: 1. Os públicos estratégicos do IFSP; 2. A comunicação com os públicos estratégicos e com a sociedade; 3. Os canais de relacionamento do IFSP; 4. O relacionamento do IFSP com a mÃdia; 5. O planejamento, a realização e a divulgação de eventos institucionais; 6. As estratégias de comunicação das campanhas de ingresso; 7. A presença do IFSP nas mÃdias sociais; 8. A gestão da comunicação do IFSP em situações de crise; 9. Comunicação e extensão; 10. A divulgação da pesquisa e da inovação do IFSP; 11. A identidade visual e a gestão da marca IFSP; 12. A gestão da comunicação do IFSP e 13. Plano de Implementação da PolÃtica de Comunicação do IFSP.
O IFSP iniciou oficialmente o processo de revisão, aprimoramento e atualização da sua PolÃtica de Comunicação no dia 15 de fevereiro de 2022. O documento atual consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023, páginas de 320 a 348).
A construção da PolÃtica de Comunicação do IFSP contou com a consultoria do professor Wilson da Costa Bueno. Uma das maiores referências do paÃs nessa área, Bueno já orientou a criação das polÃticas de Comunicação de diversas instituições, incluindo institutos federais como o IF Goiano, o IFSC, o IFRS e o Ifes. Por meio da Portaria IFSP nº. 3688/2021 (alterada pela Portaria IFSP nº. 5278/2022), foram designados os servidores responsáveis pelo processo. Entre eles há profissionais da comunicação e de outros setores, dos câmpus e da reitoria.
Vale ressaltar que a construção coletiva de uma nova polÃtica de comunicação é um anseio da comunidade do IFSP e que a maior parte dos servidores que compõem essa comissão vinham se reunindo desde março de 2021 para discutir a necessidade de um documento que contasse com maior engajamento e participação de todos.
O trabalho da comissão contemplou oito etapas distribuÃdas ao longo do ano, onde foram discutidos — no formato de reuniões virtuais — os temas que deram origem aos 13 capÃtulos da PolÃtica de Comunicação.
O que é e para que serve uma PolÃtica de Comunicação?
A PolÃtica de Comunicação é o conjunto de diretrizes, estratégias e produtos de comunicação que têm como objetivo orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento do Instituto com os seus diversos públicos de interesse ou estratégicos.
Entre os objetivos da PolÃtica de Comunicação estão o de definir posturas, ações, estratégias e produtos que vão balizar, de maneira uniforme, o relacionamento do IFSP com seus públicos interno e externo, contribuindo para favorecer a obtenção da excelência e garantir a agilidade dos processos de comunicação do Instituto. Outra finalidade prevista para o documento é a de criar ou redefinir canais de interação entre o Instituto e os públicos estratégicos, além de permitir, a partir de diagnósticos, construção de cenários, pesquisas e auditorias, que o Instituto disponha de dados e informações qualificadas para planejar efetivamente a comunicação.
publicado originalmente em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3247-participe-da-consulta-publica-sobre-a-nova-politica-de-comunicacao-do-ifsp
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