Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CPA > Notícias > Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista "Materials Today Communications" (Elsevier)
Início do conteúdo da página

Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista "Materials Today Communications" (Elsevier)

Criado: Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 16h09

O professor Adilson Vitor Rodrigues, do IFSP - Bragança Paulista e pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Minas da Escola de Engenharia de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), teve publicado artigo na revista "Materials Today Communications" (Elsevier), resultante de seu afastamento para qualificação no ano de 2024.

O trabalho, intitulado "Icosahedral phase formation by laser surface remelting of a decagonal-based Al-Cu-Fe-Cr alloy" foi analisado como a fusão superficial a laser influencia a microestrutura e as propriedades mecânicas de uma liga Al85Cu6Fe3Cr6 (%at), formada por atomização, que originalmente apresenta quasicristais decagonais embutidos em uma matriz de alumínio (estrutura cúbica de face centrada - FCC).

Foram testadas diferentes combinações de potência do laser, velocidade de deslocamento da mesa e diâmetro do feixe para produzir seis trilhas de laser distintas. Essas trilhas foram classificadas de acordo com sua forma e adequação para o tratamento superficial desse material. Em seguida, uma das trilhas foi selecionada para uma caracterização detalhada, utilizando microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão. As propriedades mecânicas dessa região foram avaliadas usando um teste dinâmico de microdureza ultrafina.

O material tratado pelo laser apresentou uma microestrutura com quasicristais icosaédricos refinados dentro da matriz de alumínio (Al-FCC), além de partículas de Al2Cu nas interfaces entre os quasicristais e a matriz de alumínio. Por outro lado, o material original (substrato) possuía quasicristais decagonais mais grosseiros na matriz Al-FCC. Após o tratamento a laser, o material apresentou um aumento significativo na microdureza, passando de 207 para 250 kgf/mm².

O trabalho Ã© uma parceria entre o Prof. Adilson com o Prof. Dr. Witor Wolf, professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), o Prof. João Batista Fogagnolo e o Msc. Andres Felipe Ramirez, ambos do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e o Prof. Dr. Guilherme Zepon, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página