Página inicial > Cursos-Artigos > Inglês Básico I (Modalidade Presencial)

Inglês Básico I (Modalidade Presencial)

Criado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 15h07

Modalidade: Presencial

Carga horária: 30 horas às quartas feiras das 14h às 15h30

Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

O curso "Inglês Básico para iniciantes" tem como propósito fornecer conhecimentos básicos da língua inglesa a jovens de Bragança Paulista, que já finalizaram o  ensino médio  em escola pública, mas que não tiveram a oportunidade de aprender inglês. O curso será  presencial no Instituto Federal de Bragança Paulista. O objetivo central do projeto é reduzir as desigualdades sociais e culturais, proporcionando oportunidades educacionais e funcionais para aqueles com recursos limitados. Conhecer uma outra língua abre portas para melhores empregos, promove a inclusão social e facilita o acesso a recursos educacionais e informações globais. Além de contribuir para a autoestima e confiança pessoal, o aprendizado do inglês básico capacita os participantes a se comunicarem de maneira mais eficaz, mesmo no nível básico, em um mundo cada vez mais conectado. Esse investimento não só fortalece indivíduos, mas também enriquece e diversifica a comunidade, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos.

Objetivo Geral: capacitar os participantes a desenvolverem habilidades linguísticas essenciais para se comunicarem eficazmente em situações cotidianas e profissionais, promovendo sua inclusão social, autonomia e oportunidades de interação em um contexto globalizado.

Objetivos específicos:

-  Desenvolver habilidades de conversação: Capacitar os participantes a iniciar e manter conversas básicas em inglês, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.

- Melhorar a compreensão auditiva: Aprimorar a capacidade dos alunos de compreenderem o inglês falado em diferentes contextos, como em interações diárias e em ambientes de trabalho simples.

- Expandir o vocabulário essencial: Ensinar e praticar um conjunto básico de palavras e expressões frequentemente utilizadas em situações cotidianas e de trabalho.

- Promover a fluência básica: Encorajar os participantes a ganhar confiança na expressão oral em inglês, através de exercícios práticos e simulações de situações do dia a dia.

- Introduzir aspectos culturais: Introduzir aspectos culturais relevantes para a comunicação em inglês, incluindo normas sociais e práticas comuns em contextos de língua inglesa.

- Preparar os sujeitos para interações profissionais simples: Capacitar os alunos a participarem de entrevistas de emprego básicas, interações com colegas e clientes, utilizando o inglês de maneira adequada e eficaz.

Público-alvo: todos que terminaram o ensino médio no ensino público nos últimos 10 anos.

Pré-requisito: Não ter conhecimento de inglês.

Conteúdo Programático:

• Aula 12: Revisão e simulação de compras e serviços

Semana 7-8: Transporte e Viagem

Aulas 13-16 (6 horas)

• Aula 13: Vocabulário para transporte público, compra de bilhetes, retirada de dinheiro em máquinas ATMs.
  • Aula 14: Como pedir e seguir direções simples.
  • Aula 15: Conversas básicas em táxis e pedidos de informações em estações.
  • Aula 16: Revisão e simulação de situações de transporte e viagem

Semana 9-10: Rotinas Empresariais

Aulas 17-20 (6 horas)

• Aula 17: Expressões para atender telefones.
  • Aula 18: Anotar recados e dar mensagens.
  • Aula 19: Identificar emails formais e informais.
  • Aula 20: Revisão final e apresentação final

Metodologia e Avaliação:

• Atividades continuadas em sala: conversas simuladas com um parceiro ou pequenas apresentações sobre um tema dado em sala.
  • Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o vocabulário, estruturas gramaticais e habilidades comunicativas aprendidas durante o curso em uma situação prática.
  • 75% de frequência e média 6,0.
  • Utilização do referencial teórico do curso na realização das atividades;
  • Estabelecimento de relações entre o cotidiano escolar e o referencial teórico do curso (teoria e prática);
  • Consideração dos feedbacksdos docentes para reelaboração das atividades;