Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Aprofundamento em conteúdos de matemática para alunos do ensino médio: apoio, incentivo e motivação extraclasse aos alunos que almejam sucesso na OBMEP e ENEM

Criado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 11h42

Projeto de Extensão

Ao resolver um problema de natureza desafiadora, a maioria das pessoas tem uma sensação agradável de superação. A Matemática pode ser compreendida, em um sentido amplo, como um sistema formal de linguagem no qual é utilizado cotidianamente como recurso descritivo para inúmeros problemas que encontram soluções em métodos muitas vezes criativos e inovadores. E é nesse espírito em que se insere este projeto: motivar os estudantes a resolver problemas de forma criativa e, principalmente, em equipe (mas também de forma autônoma).

Muitas são as vantagens de desenvolver um projeto como esse na escola, por exemplo, melhorar o desempenho de um modo geral, pois o aluno que estiver sendo treinado estará estimulando seu raciocínio e criatividade e, consequentemente, apresentará um melhor rendimento não só em matemática, mas também nas outras disciplinas.

• Desenvolver nos estudantes estratégias para resolução de problemas;
  • Preparação para Olimpíadas de Matemática e ENEM, visando o bom desempenho dos alunos nestas avaliações e, com isto o acesso as oportunidades oferecidas pelos programas de incentivo tais como PIC-Jr, PICME e Bolsa Instituto TIM;
  • Despertar o interesse pela matemática e pela ciência em geral;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, melhorando o desempenho dos alunos não só em matemática, mas também em outras disciplinas;
  • Aprofundar o conhecimento matemático dos estudantes, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos;
  • Conseguir resultados expressivos nas Olimpíadas de Matemática e no ENEM.

Público-alvo

Estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, e das escolas públicas da região de Bragança Paulista.