Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Uncategorised > Programa Jovem Aprendiz do IFSP inicia atividades

Programa Jovem Aprendiz do IFSP inicia atividades

Criado: Segunda, 13 de Março de 2023, 16h52

O IFSP iniciou as atividades do Programa Jovem Aprendiz, que promove a inserção de estudantes no mercado de trabalho e permite o registro em sua carteira profissional, garantindo os direitos comuns a todos os trabalhadores contratados sob as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A partir de agora, estudantes dos cursos homologados para o programa poderão concorrer às vagas disponibilizadas por empresas parceiras de seus câmpus. No IFSP existem 78 cursos homologados, de diversos câmpus. Essa é uma iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX), que viabiliza que as coordenações de Extensão dos câmpus façam a intermediação entre empregadores, que ofertam vagas, e os alunos da Instituição, que poderão ser contratados. Não há limite de vagas, e a expectativa da PRX é que ainda este ano haja um número expressivo de contratações.

O programa segue o previsto na Lei da Aprendizagem, nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, que obriga as médias e grandes empresas a contratarem entre cinco e sete por cento de seu quadro funcional entre aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos. Para ser contratado como jovem aprendiz é necessário estar estudando em uma instituição pública ou privada. O contrato de trabalho, em regra, não pode exceder seis horas de jornada diária.

As empresas que querem contratar podem entrar em contato com a Coordenadoria de Extensão do Câmpus Bragança Paulista, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também o câmpus poderá fazer a divulgação e contatar empresas locais para apresentar o programa. Para concorrer às vagas ofertadas, os alunos devem acompanhar a divulgação pelos canais oficiais do câmpus. Em caso de dúvidas, devem entrar em contato com a Coordenadoria de Extensão.

Primeiras contratações do Programa Jovem Aprendiz do IFSP

As duas primeiras contratações de estudantes do IFSP foram no Câmpus Campos do Jordão, de onde as alunas Marcella Juliane de Souza Honório, do técnico integrado em Edificações, e Gabriela Guilherme Pereira, do curso subsequente/concomitante em Edificações, foram contratadas pela Gran Paradiso, uma empresa do ramo de incorporação de empreendimentos imobiliários. Elas estão trabalhando na área de construção de um resort de grande porte na cidade, acompanhando as atividades da obra. Com isso, elas têm a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo no curso e ainda terem seus direitos como trabalhadoras garantidos.

Para a Gabriela, ter o contrato intermediado pela escola faz diferença. “É bom ter aonde recorrer, ou seja, ter suporte ou apoio dos professores e, mais especificamente, do professor orientador. Desenvolver tarefas de acordo com o que é desenvolvido no curso, para aplicar na prática, já que toda a documentação foi feita pelos servidores do câmpus”, relata a estudante.

O início do programa em Campos do Jordão foi celebrado pelo câmpus, como relata a coordenadora de Extensão do câmpus, Poliana Ferreira dos Santos. “Além de ser uma oportunidade única de aprendizagem e de ingresso no mundo do trabalho para as alunas, já que elas têm a carteira de trabalho registrada e recebem o salário de acordo com a carga horária do contrato, é uma chance do IFSP CJO firmar parcerias com empresas da cidade e ampliar a sua visibilidade na região”, detalhou.