Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Formação Inicial (FIC) de Auxiliar de Eletricista - Programa Mulheres do IFSP

Formação Inicial (FIC) de Auxiliar de Eletricista - Programa Mulheres do IFSP

Criado: Terça, 28 de Junho de 2022, 20h12

O curso de Formação Inicial (FIC) de Auxiliar de Eletricista, vinculado ao Programa Mulheres do IFSP, e desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com apoio da Prefeitura municipal de Bragança Paulista.

Modalidade: Curso de Extensão Presencial

Carga horária: 160 horas

Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

O Curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar de Eletricista, vinculado ao Programa de Extensão Mulheres do IFSP é voltado a mulheres acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Tem como objetivo geral estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, priorizando-se a elevação da escolaridade e capacitando-as profissionalmente nos conceitos básicos de eletricidade.

Objetivos específicos:

• Formar profissionais para atuar no planejamento e execução de atividades que envolvam a substituição, reparo e instalação de peças, componentes e equipamentos no sistema elétrico de residências e organizações comerciais;
  • Contribuir para a inserção no mercado de trabalho, ampliando suas possibilidades profissionais e de atuação em pequenos reparos elétricos no ambiente doméstico;
  • Promover habilidades empreendedoras que visem geração de emprego e renda

O curso tem duração de 04 meses e carga horária de 160 horas e é realizado no âmbito do Programa Mulheres do IFSP, que tem o intuito de estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, priorizando-se a elevação da escolaridade e autoestima, através da capacitação profissional nos conceitos básicos de eletricidade. As aulas ocorrem nas dependências do IFSP, Campus Bragança Paulista no Bairro São Miguel.

Público Alvo:  Mulheres acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social

Conteúdo Programático:

• Fundamentos da Eletricidade
  • Segurança do trabalho em eletricidade: Noções de NR10
  • Medir grandezas elétricas
  • Diagramas elétrico
  • Ferramentas e equipamentos para operações em eletricidade
  • Emendar e isolar condutores elétricos
  • Instalações Elétricas de Baixa Tensão - NBR 5410
  • Sistemas de proteção
  • Ligação: lâmpadas, interruptores, tomadas etc
  • Bitola de condutores