Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Tertúlia literária dialógica

Projeto de Extensão - 2017

Coordenadora: Karina Magno Brazorotto de Sá

Bolsista: Pamela Leite de Moraes

As tertúlias literárias dialógicas serão encontros quinzenais, aqui no IF, em que os participantes poderão dialogar a respeito de um texto literário. Será combinado um prazo para a leitura da obra e, nos encontros seguintes, cada participante fará seus comentários, apresentará seus questionamentos e reflexões. Não serão "aulas de literatura", mas verdadeiros encontros, em que pessoas com diferentes histórias de vida (estudantes de diferentes níveis de ensino, do IF ou de outras instituições, familiares, trabalhadores e moradores da região, etc.) poderão dialogar a respeito de suas leituras. E depois dos primeiros encontros, o próprio grupo decidirá quais serão as leituras seguintes! Venha participar. Venha conhecer novos autores, novas obras e descobrir de quantas formas diferentes pode ser lido um mesmo texto!

Objetivos

Contribuir para a ampliação da competência leitora dos envolvidos a partir da leitura de textos literários e diálogo com os demais participantes, com a mediação de um docente do IFSP de Bragança Paulista, além do desenvolvimento da capacidade de argumentação e a promoção de oportunidades de inclusão social e cultural.

• Contribuir para a formação humana dos estudantes do ensino médio, dos cursos superiores, dos servidores do campus e da comunidade externa, no que diz respeito à leitura de textos literários.
  • Favorecer o acesso e integração da comunidade de Bragança Paulista e região ao IFSP de Bragança Paulista, tornando-o cada vez mais conhecido na região e reconhecido como espaço cultural e educativo.
  • Promover a inclusão cultural e social, pela participação nas tertúlias literárias dialógicas, de segmentos com menos acesso aos bens culturais.

Público-alvo: O projeto é aberto a pessoas de todas as idades que se interessam por leitura.

Dias e horários: Quintas-feiras, das 18h às 19h, quinzenalmente.