Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Introdução a Lógica Programável - FPGA e VHDL

Introdução a Lógica Programável - FPGA e VHDL

Criado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 14h32

Modalidade: Curso de Extensão Presencial

Carga horária: 16 horas

Como ingressar: confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

Os dispositivos lógicos programáveis (PLDs) são circuitos programáveis cada vez mais presentes no cotidiano das empresas e projetistas das áreas de eletrônica, automação e afins, sendo o FPGA um de seus principais representantes. Este componentes estão inseridos no âmbito da Eletrônica Digital na chamada Lógica Programável, que ao contrário da Lógica Tradicional, não traz funções pré definidas pelo fabricante, mas sim um hardware que pode ser reconfigurado conforme necessidade do projeto. Projetar circuitos e sistemas digitais utilizando-se desta tecnologia pode se dar através das linguagens de descrição de hardware, como por exemplo o VHDL (VHSIC Hardware Description Language). Neste curso, serão abordadas as principais características de um PLD, as ferramentas de desenvolvimento, bem como conceitos básicos e técnicas para descrição de hardware utilizando diagrama em blocos e linguagem VHDL.

Objetivo:

O objetivo do curso é chamar a atenção dos alunos e despertar seus interesses para uma tecnologia presente e já em utilização nas principais empresas de desenvolvimento eletrônico do mundo.
Mais especificamente, apresentar o potencial desta tecnologia, suas ferramentas de desenvolvimento e técnicas básicas de descrição de hardware para sistemas digitais.
O aluno que concluir o curso terá o fundamento necessário para prosseguir seus estudos de forma autônoma e aprofundar-se no assunto, se assim desejar.

Público-alvo:

O estudante deverá possuir conhecimentos básico em eletrônica digital.

Conteúdo Programático:

1. Introdução aos PLDs

1.1 Histórico, Evolução e Características

1.2 CPLD e FPGA

2. Ferramentas (EDA) de Desenvolvimento

2.1 Quartus II

3. Descrição de Hardware

3.1 Diagrama em Blocos

3.2 VHDL

4. Descrição de Circuitos Combinacionais (Blocos e VHDL)

5. Descrição de Circuitos Sequenciais (Blocos e VHDL)

Metodologia:

O conteúdo programático apresentado neste documento será iniciado logo na primeira aula, revisando sempre que necessário conceitos básicos de eletricidade e eletrônica digital de forma a nivelar o conhecimento e garantir melhor aproveitamento do curso por parte dos alunos.
Em todas as aulas haverão práticas de laboratório para implementação dos conceitos teóricos abordados previamente. Essas práticas serão realizadas com auxilio de computadores, utilizando o ambiente de desenvolvimento (software) e kits didáticos (hardware). Esta dinâmica garantirá melhor memorização dos conceitos e o contínuo contato com as ferramentas e kits, uma familiarização maior com cada uma delas.
A avaliação dos alunos acontecerá durante a realização das práticas propostas durante as aulas. No entanto, não serão atribuídos notas de conceito as atividades, mas sim um acompanhamento para verificação de sua desenvoltura neste processo.
Para obter a aprovação no curso, além do desempenho satisfatório, é necessário que o aluno tenha no mínimo 75% de presença.