Bolsistas de Iniciação CientÃfica do Câmpus Bragança Paulista participam de Encontro CientÃfico na USF
No 11 de maio, estudantes dos cursos Técnicos Integrados e da Licenciatura em Matemática representaram o Câmpus Bragança Paulista do IFSP no XXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco (USF), apresentando resultados das pesquisas realizadas no desenvolvimento de seus projetos de Iniciação Científica.
O evento foi realizado no Câmpus Itatiba da USF, que promoveu, nos dias 10 e 11 de maio, outros eventos como XVI Encontro de Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária e X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo.
Na foto, entre o prof. Edilson Rosa Barbosa de Jesus e a professora Ana Cristina Gobbo César, orientadores dos projetos de pesquisa, da esquerda para a direita estão os estudantes Mariana Élyn, Maria Amália, Karina, Monik e Bruna Elisa.
Pesquisa realizada em parceria entre o câmpus e a empresa MaxGear
No encontro, a estudante Maria Amália Martuci, do curso Técnico Integrado em Mecânica apresentou resultados parciais de sua pesquisa de iniciação científica desenvolvida em parceria com a empresa fabricante de componentes automotivos MaxGear.
O projeto de pesquisa pretende avaliar o potencial citotóxico da areia de base, usada na moldagem de peças, e da areia descartada, após o processo de fundição. Para testar a citotoxicidade destes resíduos, a aluna tem utilizado o bioensaio denominado teste Allium cepa.
A pesquisa que é fruto de uma parceria viabilizada pelo projeto “Conexão Indústria”, é orientada pela profa Ana Cristina Gobbo César e coorientada pelo prof Edilson Rosa Barbosa de Jesus, com apoio do Sr Miguel Rodrigues que é Supervisor de Fundição e Tratamento Térmico na MaxGear.
Com informações e fotografia da profa. Ana Cristina Gobbo César
Redes Sociais