Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Incubadora > Notícias > Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista "Journal of Materials Science" (Springer)
Início do conteúdo da página

Prata da casa: professor do IFSP-BRA publica artigo na revista "Journal of Materials Science" (Springer)

Criado: Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 15h27

O professor Adilson Vitor Rodrigues, da área de Mecânica do IFSP-BRA, teve o artigo "Formation of icosahedral quasicrystals embedded in an Al-FCC matrix, in a novel Al-Cu-Fe-Cr alloy, after laser remelting" publicado na revista "Journal of Materials Science" (Springer), produzido em seu afastamento para qualificação (pós-doutorado no Departamento de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Minas da Escola de Engenharia de Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG).

No estudo, uma liga Al90Cu4Fe2Cr4, originalmente composta por uma matriz de α-Al e duas fases intermetálicas cristalinas, Al13Cr2 e λ-Al13Fe4, foi processada por refusão superficial a laser. Foram testados diferentes conjuntos de parâmetros, incluindo combinações de potência do laser, velocidade de deslocamento da mesa e diâmetro do feixe. A trilha de laser que apresentou a melhor combinação de geometria e refinamento microestrutural foi selecionada para uma caracterização detalhada, realizada por microscopia eletrônica de transmissão acoplada à análise de difração.

As propriedades mecânicas do material foram avaliadas por meio de testes de indentação dinâmica. Após a refusão, a superfície apresentou uma microestrutura composta por quasicristais icosaédricos refinados, com tamanho médio de dispersóides inferior a 1 μm, distribuídos em uma matriz Al-FCC. Este é o primeiro relato de formação de quasicristais para essa composição. Além disso, o material refundido a laser exibiu um aumento significativo na microdureza, passando de 167 para 205 kgf/mm² em comparação ao substrato original.

O trabalho é uma parceria do professor com o Prof. Dr. Witor Wolf, seu supervisor e professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), o Prof. João Batista Fogagnolo e o Msc. Andres Felipe Ramirez, ambos do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e o Prof. Dr. Guilherme Zepon, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

 

Link para acesso ao artigo: https://link.springer.com/article/10.1007/s10853-024-10495-w

registrado em:
Fim do conteúdo da página