Participe da VII Semana da Diversidade do Campus Bragança Paulista!
A VII Semana da Diversidade do Campus Bragança Paulista, que tem por tema RECONHECIMENTO E RESPEITO ÀS IDENTIDADES, ocorrerá de 06 a 10 de junho de 2022, de forma presencial.
Objetiva-se nesse evento destacar que nem o indivÃduo existe como tal isolado do contexto social, nem a sociedade se constitui como um todo exterior ou alheio aos mesmos e à s especificidades dos seus trajetos. Assim que não é possÃvel oferecer afirmações conclusivas sobre o que é identidade, visto tratar-se de um aspecto que envolve múltiplos fatores, considerando ainda que, uma vez que se compreende tal complexidade, também é possÃvel entender o polimorfismo e a polissemia que hoje permeiam os principais grupos identitários: profissional; familiar; etário; cultural; religioso; e de gênero.
Diante desse tema, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de identidades que surgem do "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguÃsticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais. Essa necessidade de pertença, leva ao pensamento de que a identidade subjetiva ou pessoal é a que resulta da consciência que cada pessoa tem de si mesma, reconhecendo-a no tempo e no espaço, mas também a que a sociedade tem desse outro ser, como único.
Reitera-se portanto, como afirma Dubar (1997), que a identidade surge como resultado do processo de socialização, que compreende o cruzamento dos processos relacionais (identidade para o outro) e biográficos (identidade para si). Para ele, a "identidade nunca é dada, é sempre construÃda e a (re) construir, em uma incerteza maior ou menor e mais ou menos durável". Diante desse ponto de vista, Bauman (2005) define identidade como autodeterminação, ou seja, o eu postulado. Para o autor, só se pode falar de construção identitária enquanto experimentação infindável.
Vale destacar ainda, que assumir-se como sujeito não implica na exclusão de outros, tampouco, significa que para tal, o outro tenha que ser o seu objeto. Implica sim, acreditar que é na relação entre as pessoas, no respeito simultâneo a si mesmo e aos demais onde pode-se criar as espaços de assunção de cada indivÃduo, livre de julgamentos. Logo, é também objetivo desse evento promover ferramentas para que haja entendimento sobre as reflexões de quem sou eu? De quem é você? E como nós podemos fazer do mundo algo melhor, respeitando uns aos outros?
Por tudo isso, a Comissão da Diversidade do IFSP-Bragança Paulista tem a honra de convidá-los(as) para participar deste momento de aprendizagem, discussão e debate. Consulte a programação no nosso site: bra.ifsp.edu.br/diversidade!
Siga a Comissão da Diversidade nas redes sociais (Facebook facebook.com/semanadadiversidadeifspbra e Instagram @diversidadeifspbra) para ficar por dentro de tudo!
Redes Sociais