Estudante do Campus Bragança Paulista conquista o 1º lugar em Ciências Humanas na Febrace 2024
Franciele de Souza Meira, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática, foi premiada com a medalha de ouro na categoria de Ciências Humanas na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Realizada entre os dias 18 e 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP), a Febrace contou com a exposição de 226 projetos finalistas, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados e do Distrito Federal.
Sob a orientação do Prof. Dr. Rafael Prearo Lima, e com o suporte do CNPq, Franciele se dedicou ao estudo do percurso histórico das palavras "negro" e "preto" em dicionários de língua portuguesa publicados entre os séculos XVIII e XXI. Entre os achados, a estudante constatou como as definições presentes nos dicionários analisados refletem um viés racista, remanescente da época escravagista no Brasil. Sua pesquisa revela a importância de refletir de forma crítica sobre a linguagem e sua relação com as estruturas sociais.
A inspiração para o projeto veio a partir do interesse de Franciele pelas disciplinas de História e Sociologia, principalmente nos temas voltados às questões raciais. E a dedicação valeu a pena! “Participar da Febrace foi sensacional! Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, de diferentes partes do Brasil, e ver muitos projetos excelentes. Conseguir ganhar em primeiro lugar em Ciências Humanas é indescritível, ainda mais sabendo o quanto a Febrace é uma feira grande e de peso!”, conta a estudante.
Confira a apresentação do projeto em: ttps://virtual.febrace.org.
Redes Sociais