Veja como foi a oficina “Origami no Ensino de Geometria Euclidiana”
No dia 19 de agosto, sábado, foi realizada a oficina "Origami no ensino de geometria Euclidiana", ministrada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, como parte integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de Matemática”.
A oficina teve inicio com a contextualização histórica sobre as origens do origami, o desenvolvimento das técnicas e dos materiais, os aspectos socioculturais e de difusão desta prática. Foram apresentados alguns dos seus significados e simbologias importantes do origami na cultura japonesa.
Após essa introdução os participantes tiveram que cortar os papeis no formato quadrangular a partir do papel A4 e a cada dobra realizada, conceitos geométricos eram introduzidos, tais como bissetriz, mediana, losango, triângulo equilátero etc. dando indicações de que forma o origami pode contribuir no desenvolvimento da percepção geométrica das crianças. Ao som de uma música ambiente, foram confeccionados alguns dospoliedros de Platão: o hexaedro, o tetraedro e o octaedro.
Para finalizar a oficina os participantes confeccionaram o tsuru ou grou, que é um dos origamis mais difundidos no Japão e que carrega significados místicos, histórico e cultural.
Redes Sociais