Licenciatura em Matemática realiza avaliação coletiva do curso
Nessa quarta-feira, dia 13, a Licenciatura em Matemática realizou atividade coletiva de avaliação do curso. É a segunda vez que o curso promove uma atividade desse tipo (a primeira foi em 2017), prática que continuará todo semestre. Trata-se de mais uma ação do Núcleo Docente Estruturante que visa a permanência e êxito dos estudantes e a revisão contÃnua do projeto pedagógico de curso.
Na atividade, professores e estudantes discutiram de modo colaborativo os problemas mais importantes do curso e as possÃveis soluções para esses problemas, numa perspectiva horizontal onde qualquer um, independentemente se aluno ou docente, pôde expressar suas opiniões e sugestões.
O encontro começou logo pela manhã: estudantes e professores, tendo como referência o que foi apontado na avaliação do ano anterior, debateram em grupos separados o que tem sido feito para o enfrentamento das dificuldades encontradas. Após o intervalo, depois de um café colaborativo, os dois grupos se juntaram na plenária, onde os pontos principais foram abordados. Um documento será agora redigido e servirá de base para a avaliação do próximo semestre.
A atividade faz parte de um processo mais amplo de discussão sobre a avaliação no âmbito do curso, que pretende proporcionar aos futuros professores a reflexão sobre um tema fundamental para a sua prática, bem como a construção de uma identidade para a Licenciatura. No mês de abril, os professores realizaram em suas disciplinas discussões com os alunos sobre o andamento das aulas, suas metodologias e avaliações, e agora o semestre se encerra com uma avaliação global que permitirá a busca democrática por soluções.
Redes Sociais