Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PDI > Notícias > Veja como foi a oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria"
Incio do contedo da pgina

Veja como foi a oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria"

Criado: Sábado, 26 de Mai de 2018, 13h40
imagem sem descrição.

No sábado, dia 19 de maio, foi realizada no Câmpus Bragança Paulista do IFSP a oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria", desenvolvida pela Profª Renata Diniz Pereira professora do Colégio Claretiano SP e E.E. Tarcísio Alvares Lobo.

A atividade integra o Projeto de Extensão: “Oficinas pedagógicas de matemática para educação básica” e contou com a presença de professores da educação básica. Alguns já tinham trabalhado com embalagens para ensinar a contar e comparar quantidades e também para apropriar dos conceitos das formas geométricas planas e espaciais.Nessa oficina foi destacado a importância de o estudante visualizar, analisar e inferir, atitudes que o material concreto oportuniza.

Além disso foi abordado as diversas possibilidades para o trabalho interdisciplinar por meio de reflexão promovidos por questionamentos, tais como:  por que é importante saber a data da fabricação escrita na embalagem? Qual a origem do produto? Por que a embalagem tem determinado formato? Quais as substâncias que compõem o conteúdo da embalagem? E o que podemos inferir sobre a cor, forma, tamanho, tipo de material e entre outras características das embalagens?

Uma das atividades da oficina foi separar as embalagens segundo um critério e classificar, assim como, existem classificação na Biologia, Geografia, Química, Música, Artes, História e entre outras áreas. Enfim, a oficina promoveu muita discussão, reflexão e também conhecimento não só de novas estratégias de ensino, mas também de conteúdo, pois na última atividade da oficina, os participantes receberam uma folha de sulfite com vários quadriláteros para classificá-los promovendo questionamento e mestria.

 

oficinaMat 19mai2018

registrado em:
Fim do contedo da pgina