Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > CPI-Artigos > Iniciação Científica > Aprendizagem significativa de conceitos da Geometria Plana
Incio do contedo da pgina

Aprendizagem significativa de conceitos da Geometria Plana

Criado: Terça, 31 de Dezembro de 2019, 00h00

Orientador: Ricardo Alexandre Alves Pereira

Aluno: Abel de Souza Júnior

 

Resumo: A pouca aprendizagem dos conceitos da Geometria Plana e sua importância como suporte para a Geometria levou a sua escolha para o presente projeto. Embora existam pesquisas que abordem o ensino e a aprendizagem da Geometria Plana, há poucos estudos sobre seus conceitos sicos por meio da aprendizagem significativa. Esta investigação pretende lidar com esses conceitos pelo olhar da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. A pergunta que conduzira a pesquisa e: “Como proporcionar condições favoráveis a: aprendizagem significativa dos conceitos básicos da Geometria Plana? ”. O objetivo e organizar um material didático potencialmente significativo para a aprendizagem desses conceitos, pela perspectiva do referencial teórico escolhido. A abordagem metodológica será a qualitativa e a metodologia a engenharia didática. A investigação será feita usando o material elaborado, em um minicurso, com um grupo de alunos do ensino médio de uma escola blica. Nesses encontros, será desenvolvida uma sequência didática que conterá um organizador prévio, atividades constituídas por exercícios de noções e proposições primitivas, segmentos de reta e ângulos e mapas conceituais, com o fim de oferecer condições para uma aprendizagem significativa desses conceitos. Com os resultados obtidos, pretende-se constatar as potencialidades do material fazendo alterações e adaptações que mostrarem-se necessárias

 

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 03/2019 a 11/2019

Fim do contedo da pgina