Aprendizagem significativa de conceitos da Geometria Plana
Orientador: Ricardo Alexandre Alves Pereira
Aluno: Abel de Souza Júnior
Resumo: A pouca aprendizagem dos conceitos da Geometria Plana e sua importância como suporte para a Geometria levou a sua escolha para o presente projeto. Embora existam pesquisas que abordem o ensino e a aprendizagem da Geometria Plana, há poucos estudos sobre seus conceitos básicos por meio da aprendizagem significativa. Esta investigação pretende lidar com esses conceitos pelo olhar da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. A pergunta que conduzira a pesquisa e: “Como proporcionar condições favoráveis a: aprendizagem significativa dos conceitos básicos da Geometria Plana? ”. O objetivo e organizar um material didático potencialmente significativo para a aprendizagem desses conceitos, pela perspectiva do referencial teórico escolhido. A abordagem metodológica será a qualitativa e a metodologia a engenharia didática. A investigação será feita usando o material elaborado, em um minicurso, com um grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública. Nesses encontros, será desenvolvida uma sequência didática que conterá um organizador prévio, atividades constituídas por exercícios de noções e proposições primitivas, segmentos de reta e ângulos e mapas conceituais, com o fim de oferecer condições para uma aprendizagem significativa desses conceitos. Com os resultados obtidos, pretende-se constatar as potencialidades do material fazendo alterações e adaptações que mostrarem-se necessárias
Modalidade: PIBIFSP
Vigência: 03/2019 a 11/2019
Redes Sociais