Inglês Básico I (Modalidade Presencial)
Modalidade: Presencial
Carga horária: 30 horas às quartas feiras das 14h às 15h30
Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao
O curso "Inglês Básico para iniciantes" tem como propósito fornecer conhecimentos básicos da lÃngua inglesa a jovens de Bragança Paulista, que já finalizaram o ensino médio em escola pública, mas que não tiveram a oportunidade de aprender inglês. O curso será presencial no Instituto Federal de Bragança Paulista. O objetivo central do projeto é reduzir as desigualdades sociais e culturais, proporcionando oportunidades educacionais e funcionais para aqueles com recursos limitados. Conhecer uma outra lÃngua abre portas para melhores empregos, promove a inclusão social e facilita o acesso a recursos educacionais e informações globais. Além de contribuir para a autoestima e confiança pessoal, o aprendizado do inglês básico capacita os participantes a se comunicarem de maneira mais eficaz, mesmo no nÃvel básico, em um mundo cada vez mais conectado. Esse investimento não só fortalece indivÃduos, mas também enriquece e diversifica a comunidade, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos.
Objetivo Geral: capacitar os participantes a desenvolverem habilidades linguÃsticas essenciais para se comunicarem eficazmente em situações cotidianas e profissionais, promovendo sua inclusão social, autonomia e oportunidades de interação em um contexto globalizado.
Objetivos especÃficos:
- Desenvolver habilidades de conversação: Capacitar os participantes a iniciar e manter conversas básicas em inglês, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
- Melhorar a compreensão auditiva: Aprimorar a capacidade dos alunos de compreenderem o inglês falado em diferentes contextos, como em interações diárias e em ambientes de trabalho simples.
- Expandir o vocabulário essencial: Ensinar e praticar um conjunto básico de palavras e expressões frequentemente utilizadas em situações cotidianas e de trabalho.
- Promover a fluência básica: Encorajar os participantes a ganhar confiança na expressão oral em inglês, através de exercÃcios práticos e simulações de situações do dia a dia.
- Introduzir aspectos culturais: Introduzir aspectos culturais relevantes para a comunicação em inglês, incluindo normas sociais e práticas comuns em contextos de lÃngua inglesa.
- Preparar os sujeitos para interações profissionais simples: Capacitar os alunos a participarem de entrevistas de emprego básicas, interações com colegas e clientes, utilizando o inglês de maneira adequada e eficaz.
Público-alvo: todos que terminaram o ensino médio no ensino público nos últimos 10 anos.
Pré-requisito: Não ter conhecimento de inglês.
Conteúdo Programático:
Semana 1-2: Introdução ao Inglês e Cumprimentos
Aulas 1-4 (6 horas)
- Aula 1: Apresentação do curso e objetivos, cumprimentos básicos
- Aula 2: Apresentações pessoais, vocabulário de identificação
- Aula 3: Expressões de cortesia e uso cotidiano
- Aula 4: Prática de diálogos e interações simples
Semana 3-4: Pedir Comida e Bebida
Aulas 5-8 (6 horas)
- Aula 5: Vocabulário para restaurantes e cafés, pedidos básicos
- Aula 6: Prática de diálogos de pedidos e preferências alimentares
- Aula 7: Situações especÃficas como pedir comida para viagem
- Aula 8: Revisão e simulação de situações de restaurante
Semana 5-6: Compras e Serviços
Aulas 9-12 (6 horas)
- Aula 9: Vocabulário para compras (roupas, supermercado), diálogos de compra
- Aula 10: Prática de interações em lojas e pedidos de ajuda
- Aula 11: Situações especÃficas como devoluções e trocas
- Aula 12: Revisão e simulação de compras e serviços
Semana 7-8: Transporte e Viagem
Aulas 13-16 (6 horas)
- Aula 13: Vocabulário para transporte público, compra de bilhetes, retirada de dinheiro em máquinas ATMs.
- Aula 14: Como pedir e seguir direções simples.
- Aula 15: Conversas básicas em táxis e pedidos de informações em estações.
- Aula 16: Revisão e simulação de situações de transporte e viagem
Semana 9-10: Rotinas Empresariais
Aulas 17-20 (6 horas)
- Aula 17: Expressões para atender telefones.
- Aula 18: Anotar recados e dar mensagens.
- Aula 19: Identificar emails formais e informais.
- Aula 20: Revisão final e apresentação final
Metodologia e Avaliação:
- Atividades continuadas em sala: conversas simuladas com um parceiro ou pequenas apresentações sobre um tema dado em sala.
- Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o vocabulário, estruturas gramaticais e habilidades comunicativas aprendidas durante o curso em uma situação prática.
- 75% de frequência e média 6,0.
- Utilização do referencial teórico do curso na realização das atividades;
- Estabelecimento de relações entre o cotidiano escolar e o referencial teórico do curso (teoria e prática);
- Consideração dos feedbacksdos docentes para reelaboração das atividades;
Redes Sociais