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Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI

Criado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 18h58

noticias cpa 2019

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.

Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.

Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.

Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamento Interno

Mapeamento de comunidade indígenas próximas aos Câmpus IFSP

Facebook NEABI

Instagram NEABI

 

NEABI no câmpus
Editais
Projetos e ações
Dossiês
Cartas abertas
No Câmpus Bragança Paulista, o representante local do NEABI é o professor Marcos Tarcisio Florindo, que pode ser contactado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Portfólio de formadores

Nomeação de membros

Portaria n.1.989 de 29 de maio de 2017 - Comissão de Ações Afirmativas

Resolução n.32/2017, de 02 de maio de 2017 - Política de Ações Afirmativas para os cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

 

  • Elaboração de material didático
  • Grupo de trabalho, organizadores do NEABI Indica;
  • Grupo de trabalho, organizadores do IV COPENE Sudeste (2021) e ENEABI (2021);
  • Grupo de acompanhamento da formulação dos Currículos de Referência, vinculado à PRE;
  • Comissão de Heteroidentificação;
  • Acompanhamento das Comunidades Indígenas e Quilombola;
  • Organização de Concurso Literário;
  • I Concurso Literário NEABI – IFSP;
  • Provimento de Bibliotecas;
  • Acompanhamento de ações afirmativas;

 

NEABI indica
Leis e decretos
Biblioteca
Fontes de pesquisa
Lei nº 10.639, de 9/01/2003 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Lei nº 11.645, de 10/03/2008 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9/01/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Lei nº 7.716, de 5/01/1989  – “Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor”.

Decreto nº 58.526, de 23/11/2018 – “Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR”.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004)

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana

Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais

NEABI no Youtube

Portais

Periódicos

Livros

História e Cultura Africana e Afro-brasileira

História e Cultura Indígena

História e Cultura Afro-brasileira

História e Cultura Afro-brasileira (Quilombola)

Artigos/ Teses/ relatórios

  • PAIXÃO, M.; ROSSETO, I.; MONTOVANELE, F.; CARVANO, L. M. (orgs.). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009 -2010. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/09/desigualdades_raciais_2009-2010.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • MAIO, M. C. O projeto Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciência Sociais, vol. 14, nº 41, p. 141-158, out. de 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v14n41/1756.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • HOFBAUER, A. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: UNESP, 2007.
  • GOMES,  N. L. Corpo  e  cabelo  como  ícones  de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2002.
  • BARBOSA, M. S. Guerreiro Ramos e o personalismo negro. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
  • BARBOSA, M. S. Guerreiro Ramos: o personalismo negro. Tempo Social, vol. 18, nº 2, 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702006000200011>. Acesso em 13 maio. 2016.
  • BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para todos). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000376.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. PARECER N.º: CNE/CP 003/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • BRASIL. Educação na diversidade: experiências de formação continuada de professores. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. (Coleção Educação para todos).
  • BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,  2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • CARVALHO, C. S. B. F. As vozes do passado no presente: memória e movimento negro (Estudo de Caso: a Legião Negra em Marília). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, São Paulo, 1996.
  • CRUZ, L. B. Anti-racismo em Marília: trajetórias e perspectivas de luta do movimento negro atual. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
  • CRUZ, L. B. O pioneirismo de Alberto Guerreiro Ramos nos estudos sobre hierarquias raciais: a gênese de uma formação discursiva pós-colonial. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
  • CRUZ, L. B. Movimento negro em movimento. Plurais, nº 1, vol. 1, p.61-75, Salvador, jan./abr. 2010. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/download/4/4>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  • FEITOSA, C. F. J. “Aqui tem racismo!”: um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2012.
  • FORDE, Gustavo Henrique Araújo. A presença africana no ensino de matemática: análise dialogadas entre história, etnocentrismo e educação. 2008. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2008. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_124_GUSTAVO%20HENRIQUE%20ARA%DAJO%20FORDE.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.
  • LIMA, K. M. África, axis mundi: uma leitura d’O quase fim do mundo, de Pepetela. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.
  • PAIXÃO, M.; CARVANO, L. M. (Org.). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2007 – 2008. Disponível em: <http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/discriminacao/Desigualdades Raciais.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2016.
  • SOLIGO, A. F. O Preconceito Racial no Brasil: análise a partir de adjetivos e contextos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, 2001.

Teses e Dissertações do CEFET:

Ações afirmativas

  •  AGUIAR, M. M. A especificidade da ação afirmativa no Brasil: a experiência do Centro Nacional de Cidadania Negra em Uberaba-MG. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2005.
  • AGUIAR, M. M. A especificidade da ação afirmativa no Brasil: o caso do Centro Nacional de Cidadania Negra em Uberaba - MG. Dourados, MS: UFGD, 2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/reitoria/neab/downloads/a-especificidade-da-acao-afirmativa-no-brasil>. Acesso em: 30 maio. 2016.
  • GOMES, J. B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
  • MARCON, Frank; SUBRINHO, Josué Modesto dos Passos. Ações afirmativas e políticas inclusivas no ensino público superior: a experiência da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: UFS, 2010. 178 p. ISBN 9878578221317. Disponível em: <http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ufs_livro_2005_FMarcon_JMdosPSubrinho.pdf>
  • SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; SILVÉRIO, Valter Roberto; SILVEIRA, Oliveira; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa; SILVA JUNIOR, Hedio; MUNANGO, Kabengele; MATTOS, Wilson Roberto; CUNHA JUNIOR, Henrique; CARVALHO, Jose Jorge de; GOMES, Nilma Lino; OLIVEIRA, Rachel de; INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Campinas, SP: INEP, 2003. 270 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000065.pdf. Acesso em: 26 abr. 2016.

Gênero e Racismo

  • CARDOSO, C. P. História das mulheres negras e pensamento feminista negro: algumas reflexões. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008. CD.
  • COLLINS, P. H. Black feminist thought: knowledge, consciousness and the politics of empowerment. New York; London: Routledge, 1991.
  • SANTOS, G. A. Mulher negra, homem branco. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.

Literatura

  • APA, L.; BARBEITOS, A.; DÁSKALOS, M. A.(Org.). Poesia africana de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lacerda, 2003.
  • DUARTE, E. A. (Org.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
  • DUARTE, E. A. (Org.). Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
  • DUARTE, E. A. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil - Antologia crítica - 4 volumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
  • FELISBERTO, F. (Org.). Terras de Palavras. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.
  • MAFALDA, A. M. (Org.). José Craveirinha - Antologia poética. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
  • MUNDURUKU, D. Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
  • PALLAS (Org.). Contos do mar sem fim: antologia afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas; Guiné-Bissau: Ku Si Mon; Angola: Chá de Caxinde, 2010.

Trabalhos defendidos no IFSP

  • BENTO, Gabriel Henrique Costa. Um pouco de história da ciência : um estudo sobre as contribuições de Percy Lavon Julian. 2019. 59 f. TCC (Tecnólogo em Processos Químicos ) - IFSP - Instituto Federal de São Paulo, Suzano - SP, 2019 Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/rzzPPKzispp1D6N&gt;. Acesso em: 5 jul. 2019.
  • BENEDITO, Winnie Aisha Teixeira; CRUZ, Leonardo Borges da (orientador). A Escola como espaço de possibilidades? repensando estruturas raciais. 2021. 40 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2021. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000065/000065a9.pdf. Acesso em: 22 mar.2021.
  • DELLA VECCHIA, Patrícia Gabriela; CRUZ, Leonardo Borges da (orientador). ' Mandalas das emoções ' como método de apoio socioemocional/ relato da experiência no ensino fundamental I. 2021. 77 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2021. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000065/000065a7.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.
  • HORTA, Ariane Aparecida Roque Pereira. Educação para as relações étnico-raciais: a lei 10.639/2003 nos currículos da formação inicial do professor de matemática. 2018. 53 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2018. Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/6TZ4sEm994IENPX>. Acesso em: 7 jan. 2019.
  • LOPES, Yara Cristina da Silva. Inserção da história e cultura africana no meio escolar por meio do jogo africano Mancala. Caraguatatuba, 2021. 33 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/0n3E4PnpzNdpMWx. Acesso em: 22 mar. 2021.
  • MEDEIROS, Luana dos Santos. A formação inicial de pedagogos/as em educação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal de São Paulo. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Presidente Epitácio, 2021 Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/Tx2N8kxYZoEnIYg?path=%2F2020%2FLUANA#pdfviewer. Acesso em: 7 abr. 2021.
  • MENDES, Lucas Vinícius Cintra; ALVES, Cathia (orientadora). Currículos e resistências/ 'libertem Ângela Davis e todos os presos políticos'. 2019. 24 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2020.. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000063/000063f2.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
  • ROBERTO, Daniele Fernanda. Etnomatemática e consciência cultural: uma proposta para a utilização dos sona africanos do povo cokwe no ensino introdutório do conceito de progressão aritmética e na construção do conceito de função composta. 2018. 69 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista, 2018. Disponível em: &lt;http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/00003f/00003f27.pdf&gt;. Acesso em: 23 abr. 2018.
  • ROSINDO, Roger Zaros. Relações étnico-raciais em cargos de gestão. estudos de caso sob a ótica dos gestores negros. 2019. 44 p. TCC (Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Carlos, 2019 Disponível em: &lt;https://drive.ifsp.edu.br/s/FA1IPM0hZXS76it&gt;. Acesso em: 27 ago. 2019.
  • SANTOS, Fernanda Vieira da Silva. Educação e relações étnico-raciais: reflexões sobre os trabalhos da ANPEd 2008-2018. 2020. 55 p. Monografia (Especialização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Carlos, 2020 Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/fL1b8z2pXgID1BH. Acesso em: 4 ago. 2020.
  • SANTOS, Maribela Regina Karnoski dos. A identidade e o produto de luxo: estudo da Classe C. Caraguatatuba, 2014. 102 f. TCC (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2014. Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/oe6mrmJ77KiY0G0>. Acesso em: 16 mar. 2016.
  • TRESCENTI, Bruna Capóia; CAPELLARI, Marcos Alexandre (orientador). A Folia de Reis como Patrimônio Cultural Brasileiro:/ o caso da Associação Companhia Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu/São Paulo. 2020. 50 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2020. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000063/0000630a.pdf Acesso em: 20 dez. 2020.

Editoras especializadas

Documentários e curtas

  • 7% - Quatro relatos da luta contra o racismo estrutural, passando por diferentes gerações e pontos de vista. A mobilização em favor da implantação das cotas raciais em uma das mais importantes universidades do país.
  • Aruanda - Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravizados e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d'Água da Serra do Talhado, em Santa Luzia do Sabugui (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex-escravizado e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de ninguém.Um documentário histórico que retrata temas tão recentes como quilombos: territorialidade, infância, gênero, cultura, questões sociais, políticos e econômicas entre outros.
  • A realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas - Parte da série jornalística "Trabalho doméstico, Trabalho decente", este especial retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade. O documentário visibiliza oportunidades e desafios dos países para a promoção dos direitos econômicos e do empoderamento das mulheres.
  • A questão indígena em 4 minutos - De um lado, os interesses dos povos indígenas. De outro, os interesses do agronegócio e do modelo de desenvolvimento vigente no país. Nesse contexto, a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) é fundamental para dirimir inúmeros conflitos e exercer seu papel constitucional de identificar, demarcar e monitorar terras indígenas, mas também é responsabilidade do órgão indigenista prestar apoio e proteção social.
  • Boa Esperança - minidoc - Documentário retrata como o clipe e a música “Boa Esperança” do Emicida foram gravadas e seus significados.
  • Braços Abertos, Portas Fechadas - Brasil - A economia em expansão do Brasil atrai muitos migrantes africano, mas a realidade faz o sonho de uma vida melhor morrer?. Documentário de Fernanda Polacow e Juliana Borges -  TV Al Jazeera.
  • Desigualdade racial no Brasil em 2 minutos - Entenda em 2 minutos o que é a desigualdade social no Brasil, a cada 12 minutos um negro é assassinado. Não para por aí: a cor da sua pele influencia na sua educação, saúde e renda.
  • Disque Quilombola -“No documentário, a história é contada durante conversas entre crianças de duas comunidades distantes no telefone de lata. O brinquedo proporcionou que as crianças falassem sobre onde vivem, quais são suas raízes, quais músicas ouvem e de que brincam, entre outros assuntos”. Principais temas abordados: diversidade étnica-cultural, comunidades quilombolas urbanas e rurais, regionalidade e infância.
  • Documentário Quilombo do século XXI  - A TV Justiça resgata parte da história do Brasil com o documentário Quilombos do Século XXI, que estreia neste domingo (17). Líderes do movimento negro e historiadores afro-brasileiros discutem a questão do racismo estrutural que vigora no país desde o fim da escravatura, em 1888. Leis que foram publicadas ainda no Império impediram a emancipação dos descendentes diretos dos grupos escravizados pelos portugueses.
  • Espelho, Espelho Meu! - Através de depoimentos, o documentário "Espelho, espelho meu", produzido por Elton Martins, aborda apresentações afro-estéticas no período juvenil. Mães, crianças e adolescentes: todos falam um pouco de suas experiências com os seus cabelos e sobre suas escolhas pessoais. Além disso, o vídeo conta com a participação do historiador Antonio Cosme que norteia o tema ao destrinchar o processo de construção de identidade.
  • Falas da Terra - Quando  os  cidadãos  brasileiros   Brancos  e  Negros  elegem  e  reelegem  deputados  e  senadores  estaduais  e  federais   que  representam  o  agronegócio , as  madeireiras , as  mineradoras  e  os  grileiros ; automaticamente  colaboram  com  a  dizimações  dos  índios  e  o  fim  das  matas  junto  com  animais  que  lá  vivem.
  • História da Resistência Negra no Brasil - O documentário faz a retrospectiva das ações de resistência das populações negras no Brasil, dos primórdios escravocratas até aos dias atuais.
  • Importância Convenção OIT 169 para Proteção dos Direitos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais - Webinário - Importância da Convenção OIT 169 para a proteção dos direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais
  • Introdução ao pensamento de Frantz Fanon - Cyberquilombo - Queremos facilitar a aplicação da lei: 10.639/03 - Com base na Lei nº 10.639, assinada e promulgada em 2003 que define que a temática afro-brasileira é obrigatória nos currículos dos ensinos fundamental e médio, pretendemos,  a partir das oficinas e intervenções promovidas pelos oficineiros participantes do CyberQuilombo, aplicar pílulas de ações dentro das escolas que promovam reflexões sobre a participação social dos povos negros na construção da sociedade Brasileira e sobre os papeis que os descendentes desses povos ocupam na atualidade.
    Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira - “A proposta de realizar um inventário dos bens culturais quilombolas nasceu com a perspectiva de contribuir tanto para o enriquecimento do acervo cultural brasileiro e para a valorização da cultura quilombola. A proposta sinaliza caminhos para uma política cultural no Vale do Ribeira, incluindo possíveis registros de bens imateriais e planos de salvaguarda, de acordo com a sistemática do Decreto 3.551/00. Para as comunidades quilombolas, a proposta estava fortemente relacionada com a articulação da luta pelos direitos territoriais”.
    - Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=dS7kSj3VzhI
    - Parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=qGgkzwYG4aA
  • Invernada dos Negros - Abril de 1876. Em testamento, um rico fazendeiro de Campos Novos (SC) deixa como herança a oito escravos e três alforriados uma faixa de terra de quase 8 mil hectares, formando uma espécie de propriedade coletiva que ficou conhecida como Invernada dos Negros. Mais de um século depois, os poucos descendentes que permaneceram no território são os protagonistas de um projeto que narra, por meio de fotos e vídeo, a memória cultural e afetiva do quilombo.
  • Menino 23 - O documentário retrata a pesquisa do historiador Sidney Aguilar Filho sobre brasileiros que retiraram 50 meninoc negros de um orfanato para serem escravizados.
  • Memórias do cativeiro - Filme desenvolvido a partir dos depoimentos de descendentes de escravos do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense com roteiro baseado no livro Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição de Ana Lugão Rio e Hebe Mattos.
  • Mulher negra - Enugbarijô registrou  entrevistas históricas em São Paulo no ano de 1985.  Na oportunidade, Ras Adauto, Vik e Amauri Pereira entrevistaram personagens importantes da cultura negra brasileira, entre elas os membros da  Frente Negra Brasileira e a militante Thereza Santos.
  • A negação do Brasil - O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados.
  • Negro Eu, Negro Você
  • Negro lá, negro cá - documentário que mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza - CE, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão. Através das falas de Alfa Umaro Bari (Guiné-Bissau), Andy Monroy Osório (Cabo Verde), Cornelius Ezeokeke (Nigéria) e Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau),  podemos nos questionar com relação as formas sutis, porém fortes, nas quais o problema se manifesta, dificultando a discussão sobre o tema.
  • Ninguém nasce assim - O racismo é um dos problemas mais graves do nosso país. No entanto, é recorrente, na sociedade em que vivemos, atitudes que tentam minimizar ou negar esta prática quando ela ocorre. Como um dos nossos alunos enxergou muito bem, o "movimento" do racismo envolve "o silêncio e a tensão". O objetivo deste documentário (curta-metragem) feito no final de 2014, a partir de QWum fato de discriminação racial, ou melhor, de um crime de racismo ocorrido no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II (e que continua ocorrendo de forma silenciosa na nossa escola e em outros espaços sociais do Brasil), é de promover o debate em torno de questões como: - O Racismo é algo que nasce com o ser humano ou é uma construção histórico-social?
  • Para onde foram as andorinhas? - “O clima está mudando, o calor está aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos”.
  • Povos indígenas do Brasil - Há muito mais em nós do que apenas uma palavra pode expressar, somos mais de 300 etnias, falamos mais de 270 linguas e somos quase 1 milhão de indígenas espalhados em todo território nacional seja em aldeia ou nas cidades, somos tão diversificados e do mesmo jeito tão únicos, sim somos os Povos indígenas do Brasil!
  • O que é ser indígena no século XIX - O que realmente define se uma pessoa é ou não indígena, seria laços sanguíneos hereditariedade, parentesco, ou aquela vó pega no laço? independente dessas questões hoje muitas pessoas tentam fazer o que chamam de etnocídio contra aos povos indígenas pois de acordo com eles não podemos estar de acordo com a sociedade moderna, será mesmo?
  • Olhos azuis - Documentário da socióloga americana Jane Elliot sobre discriminação racial. Trata-se de um experimento onde pessoas de "olhos azuis" são taxadas como uma raça inferior e por conta disso passam a sentir na pela um pouco do que os negros americanos sofrem diariamente.
  • Quilombo São José da Serra - Documentário sobre o quilombo São José da Serra.
  • Raça Humana - O País da miscigenação se vê com uma questão espinhosa: as cotas raciais nas universidades. Para falar sobre um assunto considerado tabu, o documentário "Raça Humana" ouve alunos -- cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados e partidos políticos. Aos poucos, questões seculares e mal-resolvidas da história do Brasil ressurgem, tendo como pano de fundo a discussão das cotas. "Raça Humana" foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2010. Esclarecendo que, todos os diretos autorais pertencem a TV Câmara.
  • Racismo Camuflado no Brasil - Trabalho realizado para a disciplina "Ética e Bases Humanas" por estudantes do 3º semestre no curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Anhembi Morumbi. 10/2015.
  • Roda Viva com Ailton Krenak - No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o ambientalista e escritor Ailton Krenak. Considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, Ailton Krenak é filósofo, escritor, poeta e jornalista. Se dedica à defesa dos direitos indígenas desde a década de 80. Fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena, organizou a Aliança dos Povos da Floresta e é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
  • Você faz a diferença - Este documentário expõe a discussão sobre racismo e preconceito na sociedade brasileira. Ele apresenta os pontos de vista de alunos e professores, que acreditam na importância de falar abertamente sobre as diferenças.
  • Vozes da Floresta - Ailton Krenak é o primeiro entrevistado da série Vozes da Floresta - A aliança dos Povos da Floresta de Chico Mendes a nossos dias.
  • Vidas de Carolina - Contemplado pela sétima edição prêmio Criando Asas, Vidas de Carolina conta a história de duas mulheres que sobrevivem da coleta de resíduos recicláveis. O documentário foi inspirado na vida da inusitada catadora de lixo e escritora da década de 40 Carolina Maria de Jesus. Relatos de familiares da escritora e trechos do livro "Quarto de Despejo" conectam as três histórias.

 

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