Trancamento de Matrícula
O que é o trancamento de matrícula?
É a interrupção dos estudos, por um semestre letivo, de modo a manter o vínculo do estudante com o curso. O trancamento não deve ser confundido com o cancelamento da matrícula (desligamento definitivo do curso).
Por quanto tempo vale o trancamento?
O trancamento de matrícula é válido até o final do semestre letivo corrente. Ao final do semestre, o estudante deve realizar um dos seguintes procedimentos: (a) efetuar sua rematrícula, para continuar o curso; ou (b) renovar o trancamento, caso tenha necessidade (nos casos permitidos pelo regulamento).
Quais são os tipos de trancamento e suas regras?
Trancamento de matrícula voluntário:
- Não é permitido para alunos do 1º semestre do curso.
- Pode ser solicitado somente no prazo previsto em calendário acadêmico, a cada semestre.
- Pode ser solicitado até 2 (duas) vezes para alunos dos cursos técnico concomitante/subsequente e de graduação, e 1 (uma) vez para pós-graduação.
- Não requer justificativa documentada pelo estudante
- O período trancado conta como tempo para integralização do curso.
Trancamento de matrícula compulsório:
- Pode ser solicitado a qualquer tempo do curso.
- O período trancado não conta como tempo para integralização do curso.
- Requer justificativa documentada pelo estudante e pode ser realizado nos seguintes casos:
- convocação para o serviço militar;
- incapacidade devido a problemas de saúde, mediante atestado médico;
- acompanhamento de cônjuge, ascendente ou descendente em segundo grau de parentesco, para tratamento de saúde, mediante atestado médico;
- não oferecimento do período letivo correspondente, quando o estudante ficar retido, necessário para a integralização do curso pelo estudante;
- quando ocorrer mudanças na relação de trabalho que impeça a continuidade dos estudos;
- outros casos previstos em lei.
Como posso solicitar trancamento de matrícula?
Para solicitar o trancamento, siga os passos abaixo:
- Acesse o SUAP e clique em sua foto.
- Na página com seu perfil de aluno, clique na aba Requerimentos.
- Abra um novo requerimento, escolhendo a opção "Assuntos Diversos" e depois em tipo de requerimento escolha "Trancamento de Matrícula Voluntário/Compulsório".
- Na descrição, descreva o motivo ou informações adicionais, caso necessário. Depois, clique em "Salvar"
- Para os casos de trancamento compulsório, anexar no requerimento o documento comprobatório do pedido.
O que acontece depois que eu abrir o requerimento?
Uma vez aberto o requerimento, o mesmo será analisado pela CRA. Se deferido, será criado um processo de trancamento de matrícula no SUAP, o qual passará pelas etapas de (a) verificação de eventuais pendências na Biblioteca do campus; (b) preenchimento do formulário de trancamento fornecido pela Coordenadoria Sociopedagógica (CSP).
Atenção: Após solicitar o trancamento de matrícula, fique atento ao status do seu requerimento no SUAP. O link para o formulário da CSP e eventuais informações adicionais serão fornecidos a você por lá.
Onde posso consultar o regulamento na íntegra?
Se você é discente de um curso técnico ou de graduação, consulte a Organização Didática disponível em: https://bra.ifsp.edu.br/organizacao-didatica
Se você é discente de um curso de pós-graduação, consulte a Resolução Normativa IFSP nº 04/2021, de 05 de outubro de 2021, que aprova o regulamento da pós-graduação Lato Sensu no IFSP.
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