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Comissão Própria de Avaliação - CPA

LOGO CPA versao 4 02A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição (autoavaliação institucional). A Comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e da sociedade civil organizada.

Anualmente, o questionário de Avaliação Institucional (autoavaliação) é aplicado no campus com o objetivo de captar sua realidade e seus desafios. Os dados coletados são tabulados, analisados e documentados em relatórios que servem de base para decisões voltadas à melhoria contínua da qualidade acadêmica. Os relatórios são divulgados para toda a comunidade acadêmica, para os órgãos colegiados do campus (CONCAM) e para o INEP.

 

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 A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por articular e coordenar o processo de autoavaliação interna da instituição. Essa autoavaliação tem como objetivo identificar os pontos fortes, as fragilidades e as oportunidades de melhoria na instituição de ensino superior (IES).

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 A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar um processo abrangente e contínuo de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil. Esse processo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que conduz três modalidades principais de avaliação no âmbito da Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES):

  1. Avaliação Interna (autoavaliação): realizada pela própria instituição, visa promover a reflexão sobre o desempenho institucional, o cumprimento de sua missão e a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Busca levantar os pontos fortes e os pontos de melhorias, de acordo com olhar da comunidade acadêmica.
  2. Avaliação Externa: realizada por comissões de especialistas designados pelo Inep, tem o intuito de verificar, in loco, a coerência entre a autoavaliação da instituição e a sua prática efetiva, avaliando critérios como infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.
  3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): aplicado periodicamente, o ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos dos cursos, suas habilidades e competências, além de contribuir para uma visão global da qualidade do ensino superior no país. 

grafico avaliacao

No IFSP-BRA, a atual CPA foi eleita através do processo de eleição publicada no EDITAL Nº 37/2024 - DRG/BRA/IFSP, DE 20 DE AGOSTO DE 2024. A homologação e nomeação dos participantes eleitos foi realizada  por meio da PORTARIA Nº 107-2024 - DRG_BRA-IFSP DE 12 DE SETEMBRO DE 2024, alterada pela PORTARIA Nº 109-2024 - DRG_BRA-IFSP DE 16 DE SETEMBRO DE 2024.

Atualmente, integram a CPA:

  • Rafael da Silva Muniz - representante dos cursos de graduação (Presidente)
  • Pedro Henrique Ferreira Machado - representante docente dos Cursos de Pós-Graduação
  • Fátima Aparecida da Fonseca Silva- representante discente
  • Ana Mara Nogueira Monezzi  - representante técnico-administrativo
  • Marcelo Perrone Ribeiro - representante da Sociedade Civil - Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina

 

Portarias antigas:

 

Para saber mais sobre a CPA Central, acesse https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/67.

Anualmente a equipe da CPA IFSP-BRA se reúne com a CPA Central e também com todas as outras CPA locais para debater a execução da avaliação do ano corrente. O processo ocorre da seguinte maneira:

  1. Planejamento da avaliação: Debate entre todos os membros das CPAs sobre o processo de aplicação da avaliação no ano anterior e o que será pretende-se fazer no ano corrente.
  2. Construção da avaliação: Em seguida passa-se para a etapa de escolha da ferramenta e das questões da avaliação.
  3. Sensibilização: Após a configuração do questionário, inicia-se a sensibilização para participação da comunidade acadêmica. A sensibilização atualmente ocorre através da participação da comissão nas atividades de acolhimento dos novos alunos, no envio de e-mail (com explicação da importância de participar da autoavaliação), no disparo de mensagem em aplicativos de celular convidando toda a comunidade a participar e na divulgação de notícias no portal institucional do campus.
  4. Aplicação do questionário: Nessa etapa os questionários ficam liberados para toda comunidade acadêmica participar. Os envios de e-mails e disparo de mensagens para o celular são intensificados. A CPA também participa das reuniões de área solicitando que os professores incentivem os alunos a participarem da autoavaliação.
  5. Análise dos dados: Assim que os questionários são fechados para novas respostas começam a ser gerados os gráficos por segmento (docente, discente e TAE) e os gráficos por cursos. Em seguida são realizadas as análises comparando os dados dos anos anteriores e/ou com outras perguntas relacionadas.
  6. Divulgação dos resultados: Com o relatório finalizado começa a divulgação dos resultados. O relatório é disponibilizado para consulta no portal institucional, além de serem realizadas apresentações na reunião do conselho do campus e na semana de planejamento dos docentes. Também é criado um folder com informações mais resumidas que é publicizado com toda a comunidade acadêmica.

CPA fluxoTrabalho

 

A CPA Bragança Paulista está localizada na sala B424 e possui os seguintes canais de comunicação:

1 - E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

2 -  Procurar pessoalmente qualquer um dos membros da comissão;

3 – Participar da reunião mensal, realizada de forma híbrida. Acesse o calendário de reuniões do ano atual;

4- Deixar sua contribuição na caixa de sugestão espalhadas por todos os andares do IF.

CPAimagensContato

 

Ano 2025 – Exercício 2024

 

Ano 2024 – Exercício 2023

Relatórios
Participação
Pontos fortes
Resultados
Calendários
Atas
 

CPA participacao 2023

 

E4Q19-A biblioteca, considerando o serviço de empréstimo, acesso online, consultas e reserva e informatização do acervo.

E5Q21- Condições físicas do Câmpus - Limpeza do Campus

E5Q22- Condições físicas do Câmpus - Iluminação do Campus.

E5Q26- Condições físicas do Câmpus - Conservação do Campus.

E5Q27- Condições físicas do Câmpus - Nível de segurança (sinalização de segurança, corremão nas escadas, etc).

* Observação: Estes foram os pontos fortes levantados apenas nas análises por segmento. A análise por curso foi realizada pelo software Power BI o que mudo a forma de analisar os gráficos.

 

Ano 2023 – Exercício 2022

Relatório
Participação
Pontos fortes
Resultados
Calendário
Atas
 

CPA participacao 2022

 

E2Q4. Desenvolver uma formação inclusiva, baseada na educação integral do cidadão

E2Q5. Desenvolver e implementar políticas que garantam a acessibilidade, eliminando barreiras físicas e simbólicas (culturais) que impeçam o acesso do
estudante ao currículo e sua interação na comunidade acadêmica.

E2Q6. Ampliar a participação dos alunos no mundo do trabalho.

E2Q8. Consolidar a imagem do IFSP como Instituição de qualidade, bem como sua abrangência, história, identidade e valores.

E2Q16. Realizar ações que busquem a garantia de ensino de qualidade, laico, público e gratuito.

E3Q2. Acolhimento aos alunos ingressantes.

E3Q5. Acessibilidade de estudantes com necessidades específicas.

E3Q12. Realização pelo Câmpus de eventos tais como congressos, seminários, palestras, viagens de estudo e visitas técnicas

E3Q22. Preparação do aluno para a atuação profissional.

E4Q7. Biblioteca.

E4Q8. Laboratórios.

E4Q17. O sistema de matrícula, de lançamento de notas e faltas, divulgação de resultados, etc., segundo a adequação ao público a que se destina o IFSP.

E4Q18. O SUAP: inserção de informações, extração de documentos, consultas, acesso a informações e materiais dos cursos, acesso a informações
acadêmicas, etc.

E4Q19. A biblioteca, considerando o serviço de empréstimo, acesso online, consultas e reserva e informatização do acervo.

E5Q4. Acústica da sala de aula.

E5Q5. Iluminação da sala de aula.

E5Q8. Acústica dos laboratórios.

E5Q21. Limpeza do Campus ou Polo de Apoio Presencial.

E5Q22. Iluminação do Campus ou Polo de Apoio Presencial.

E5Q24. Sinalização dos ambientes e dos espaços comuns do câmpus ou Polo de Apoio Presencial.

E5Q27. Nível de segurança (sinalização de segurança, corrimão nas escadas, etc).

E5Q28. Mobiliário instalado, considerando questões de conforto físico e adequação à necessidade dos usuários.

E5Q31. Biblioteca, considerando o seu espaço e acervo.

E5Q34. Os espaços para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do Câmpus ou Polo de Apoio Presencial.

 

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