Comissão Própria de Avaliação - CPA
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição (autoavaliação institucional). A Comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e da sociedade civil organizada.
Anualmente, o questionário de Avaliação Institucional (autoavaliação) é aplicado no campus com o objetivo de captar sua realidade e seus desafios. Os dados coletados são tabulados, analisados e documentados em relatórios que servem de base para decisões voltadas à melhoria contÃnua da qualidade acadêmica. Os relatórios são divulgados para toda a comunidade acadêmica, para os órgãos colegiados do campus (CONCAM) e para o INEP.
- Avaliação Interna (autoavaliação): realizada pela própria instituição, visa promover a reflexão sobre o desempenho institucional, o cumprimento de sua missão e a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Busca levantar os pontos fortes e os pontos de melhorias, de acordo com olhar da comunidade acadêmica.
- Avaliação Externa: realizada por comissões de especialistas designados pelo Inep, tem o intuito de verificar, in loco, a coerência entre a autoavaliação da instituição e a sua prática efetiva, avaliando critérios como infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.
- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): aplicado periodicamente, o ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos dos cursos, suas habilidades e competências, além de contribuir para uma visão global da qualidade do ensino superior no paÃs.
Atualmente, integram a CPA:
- Rafael da Silva Muniz - representante dos cursos de graduação (Presidente)
- Pedro Henrique Ferreira Machado - representante docente dos Cursos de Pós-Graduação
- Fátima Aparecida da Fonseca Silva- representante discente
- Ana Mara Nogueira Monezzi - representante técnico-administrativo
- Marcelo Perrone Ribeiro - representante da Sociedade Civil - Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina
Portarias antigas:
- PORTARIA N.º 84/2022 - DRG/BRA/IFSP
- PORTARIA Nº 119/2022 - DRG/BRA/IFSP
- PORTARIA Nº 149/2023 - DRG/BRA/IFSP
Para saber mais sobre a CPA Central, acesse https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/67.
- Planejamento da avaliação: Debate entre todos os membros das CPAs sobre o processo de aplicação da avaliação no ano anterior e o que será pretende-se fazer no ano corrente.
- Construção da avaliação: Em seguida passa-se para a etapa de escolha da ferramenta e das questões da avaliação.
- Sensibilização: Após a configuração do questionário, inicia-se a sensibilização para participação da comunidade acadêmica. A sensibilização atualmente ocorre através da participação da comissão nas atividades de acolhimento dos novos alunos, no envio de e-mail (com explicação da importância de participar da autoavaliação), no disparo de mensagem em aplicativos de celular convidando toda a comunidade a participar e na divulgação de notÃcias no portal institucional do campus.
- Aplicação do questionário: Nessa etapa os questionários ficam liberados para toda comunidade acadêmica participar. Os envios de e-mails e disparo de mensagens para o celular são intensificados. A CPA também participa das reuniões de área solicitando que os professores incentivem os alunos a participarem da autoavaliação.
- Análise dos dados: Assim que os questionários são fechados para novas respostas começam a ser gerados os gráficos por segmento (docente, discente e TAE) e os gráficos por cursos. Em seguida são realizadas as análises comparando os dados dos anos anteriores e/ou com outras perguntas relacionadas.
- Divulgação dos resultados: Com o relatório finalizado começa a divulgação dos resultados. O relatório é disponibilizado para consulta no portal institucional, além de serem realizadas apresentações na reunião do conselho do campus e na semana de planejamento dos docentes. Também é criado um folder com informações mais resumidas que é publicizado com toda a comunidade acadêmica.
1 - E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
2 - Procurar pessoalmente qualquer um dos membros da comissão;
3 – Participar da reunião mensal, realizada de forma hÃbrida. Acesse o calendário de reuniões do ano atual;
4- Deixar sua contribuição na caixa de sugestão espalhadas por todos os andares do IF.
Ano 2025 – ExercÃcio 2024
Ano 2024 – ExercÃcio 2023
E4Q19-A biblioteca, considerando o serviço de empréstimo, acesso online, consultas e reserva e informatização do acervo.
E5Q21- Condições fÃsicas do Câmpus - Limpeza do Campus
E5Q22- Condições fÃsicas do Câmpus - Iluminação do Campus.
E5Q26- Condições fÃsicas do Câmpus - Conservação do Campus.
E5Q27- Condições fÃsicas do Câmpus - NÃvel de segurança (sinalização de segurança, corremão nas escadas, etc).
* Observação: Estes foram os pontos fortes levantados apenas nas análises por segmento. A análise por curso foi realizada pelo software Power BI o que mudo a forma de analisar os gráficos.
Ano 2023 – ExercÃcio 2022
E2Q4. Desenvolver uma formação inclusiva, baseada na educação integral do cidadão
E2Q5. Desenvolver e implementar polÃticas que garantam a acessibilidade, eliminando barreiras fÃsicas e simbólicas (culturais) que impeçam o acesso do
estudante ao currÃculo e sua interação na comunidade acadêmica.
E2Q6. Ampliar a participação dos alunos no mundo do trabalho.
E2Q8. Consolidar a imagem do IFSP como Instituição de qualidade, bem como sua abrangência, história, identidade e valores.
E2Q16. Realizar ações que busquem a garantia de ensino de qualidade, laico, público e gratuito.
E3Q2. Acolhimento aos alunos ingressantes.
E3Q5. Acessibilidade de estudantes com necessidades especÃficas.
E3Q12. Realização pelo Câmpus de eventos tais como congressos, seminários, palestras, viagens de estudo e visitas técnicas
E3Q22. Preparação do aluno para a atuação profissional.
E4Q7. Biblioteca.
E4Q8. Laboratórios.
E4Q17. O sistema de matrÃcula, de lançamento de notas e faltas, divulgação de resultados, etc., segundo a adequação ao público a que se destina o IFSP.
E4Q18. O SUAP: inserção de informações, extração de documentos, consultas, acesso a informações e materiais dos cursos, acesso a informações
acadêmicas, etc.
E4Q19. A biblioteca, considerando o serviço de empréstimo, acesso online, consultas e reserva e informatização do acervo.
E5Q4. Acústica da sala de aula.
E5Q5. Iluminação da sala de aula.
E5Q8. Acústica dos laboratórios.
E5Q21. Limpeza do Campus ou Polo de Apoio Presencial.
E5Q22. Iluminação do Campus ou Polo de Apoio Presencial.
E5Q24. Sinalização dos ambientes e dos espaços comuns do câmpus ou Polo de Apoio Presencial.
E5Q27. NÃvel de segurança (sinalização de segurança, corrimão nas escadas, etc).
E5Q28. Mobiliário instalado, considerando questões de conforto fÃsico e adequação à necessidade dos usuários.
E5Q31. Biblioteca, considerando o seu espaço e acervo.
E5Q34. Os espaços para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do Câmpus ou Polo de Apoio Presencial.
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