Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Servidores > Notícias > Mais uma experiência de sucesso na utilização de metodologias ativas de ensino
Incio do contedo da pgina

Mais uma experiência de sucesso na utilização de metodologias ativas de ensino

Ao longo do primeiro semestre de 2020, os alunos ingressantes do curso de Engenharia em Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-BRA) puderam vivenciar o contato direto com a realidade da indústria, por meio da utilização de metodologias ativas de ensino, mais especificamente de estratégias de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL).

conexao PBL 1sem2020

No componente curricular  “Projetos de controle e automação” são apresentadas situações problemas aos alunos, para serem abordados sob orientação do professor. Desta vez a empresa parceira escolhida foi a EXSTO Tecnologia, situada em Santa Rita do Sapucaí, com a qual o câmpus tem acordo de cooperação viabilizado por meio do grupo de trabalho Conexão Indústria. A empresa selecionou e apresentou algumas situações problemas que foram trabalhadas pelos alunos para buscar e propor soluções. Ao final do semestre letivo, os resultados dos trabalhos foram apresentados pelos alunos de forma síncrona virtual, e avaliados por uma banca que além de professores do câmpus, foi composta também pelo sr.Vagner Magalhães de Morais, coordenador de produção industrial da empresa e pela sra. Bruna Timóteo, coordenadora comercial.

Os representantes da empresa demonstraram ter ficado bastante surpresos com os resultados apresentados, considerando todas as dificuldades e restrições impostas repentinamente pela pandemia de Covid-19. Ao parabenizar os alunos pelos trabalhos e resultados alcançados, a sra. Bruna relata: “foi gratificante para a empresa ter participado desta atividade planejada e concretizada pelo IFSP de Bragança Paulista. Propor situações do cotidiano empresarial para nossos futuros profissionais logo no início do curso é demonstrar um pouco do que ele irá encontrar no mercado de trabalho e prepará-lo para os desafios que serão propostos.  Através dessa prática, eles passam a ter uma visão para detectar e solucionar problemas com eficiência e agilidade e são esses profissionais que fazem a diferença."

Os membros do grupo de trabalho Conexão Indústria observam que, para muitos alunos, esta atividade representou a primeira experiência de atuação junto a uma empresa da área e, assim, a primeira oportunidade para o exercício das diversas competências necessárias a um engenheiro no mercado de trabalho tais como, facilidade de trabalho em grupo e atendimento de prazos entre outros.

Para o professor da disciplina Adilson Cândido, que também é coordenador do curso, a experiência foi bastante positiva: "inicialmente, havíamos planejado que o desenvolvimento do projeto iria ser executado ao longo de todo o semestre letivo, compreendendo interações mais efetivas com a empresa parceira como, dentre outras, visitas técnicas e reuniões de acompanhamento. No entanto, a partir da necessidade de isolamento social imposta pela Covid-19 e as restrições de disponibilidade de dias letivos, adaptamos com sucesso as ações previstas neste projeto. Os resultados superaram as expectativas iniciais, o que reafirma a viabilidade da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem de modo estratégico e introdutório ao curso de Engenharia de Controle e Automação, e em consonância com o dia-a-dia profissional e com as reais necessidades do setor produtivo".

Mesmo com as dificuldades encontradas, os alunos de modo geral também aprovaram a experiência, destacando que o encaminhamento do projeto permitiu ter uma ideia de como seria o ambiente profissional, também, transmitiu uma visão mais ampla sobre o curso.

 

com informações e imagens enviadas pelo prof. Edilson Rosa Barbosa de Jesus

registrado em:
Fim do contedo da pgina