Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Servidores > Notícias > Segurança e medidas preventivas no Câmpus Bragança Paulista
Incio do contedo da pgina

Segurança e medidas preventivas no Câmpus Bragança Paulista

Diante dos últimos acontecimentos e rumores de possíveis ameaças às instituições de ensino do país, o IFSP - Câmpus Bragança Paulista destaca que:

- mesmo que o câmpus não tenha sido alvo de ameaças diretas, procuramos apoio de vereadores do município para reforço nas rondas, e manteremos contato com os órgãos públicos competentes;

- o Câmpus dispõe de serviço de portaria em todo período de funcionamento, que realiza controle de entrada e saída, além de serviço de vigilância com rondas ostensivas, ambos orientados e acompanhados pela fiscalização dos contratos;

- em meio ao clima de insegurança, encontram-se também algumas pessoas que se aproveitam de episódios ocorridos. Estão circulando em grupos e redes, vídeos, áudios e textos com ameaças de ataques a escolas. Não divulguem nem compartilhem: o objetivo de quem cria esses boatos é justamente causar medo, pânico, caos;

- buscamos envolver toda a comunidade escolar no enfrentamento à violência. Neste sentido, todos (servidores, estudantes pais e responsáveis) somos responsáveis nesta vigília e é importante conhecer e utilizar os canais indicados para que denúncias possam ser verificadas:

 

Canais de Denúncia 

Casos efetivos de incidentes de segurança ocorridos no IFSP-BRA deverão ser reportados de forma imediata à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (sala B317, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou telefone 4034-7804), ou aos assistentes de alunos que circulam pelo câmpus, sendo protegida a identidade de quem reportou o fato.

Em casos de ameaça contra escolas divulgados em redes sociais, o link deve ser denunciado no canal "Escola Segura" pelo site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

  • Além deste canal, caso a postagem contenha informações exatas, como cidade/escola do suposto ataque, ligue para o 190 e fornecer para a autoridade local o maior número de informações possíveis (se a postagem não trouxer essas informações, não adianta acionar a autoridade local, pois a suposta ameaça pode ser de qualquer lugar do país).

Casos potenciais de segurança que possam ocorrer devem ser registrados na Plataforma Fala.BR, utilizando o formulário para denúncias identificadas. No ato de registro do protocolo, escolher o assunto “Outros em Educação”, no caso de envolvimento apenas de estudantes; “Agente Público”, no caso de envolvimento de servidores e colaboradores terceirizados; e  “Outros em Administração”, no caso de envolvimento de indivíduos sem vínculo com o IFSP. A denúncia deverá conter, necessariamente, a  descrição do possível incidente de segurança que pode vir a ocorrer, quem está relacionado direta ou indiretamente  aos fatos — como autor ou envolvidos — bem como elementos de materialidade, ou seja, evidências como textos,  imagens, áudio ou vídeos, que possam colaborar para a análise adequada da denúncia.  

  • Importante ressaltar que, apesar do sistema coletar os dados de identificação da parte denunciante, esses são  pseudonimizados por padrão, ou seja, a Ouvidoria-Geral ou as instâncias apuratórias só visualizam a identidade  em casos estritamente necessários, conforme padrão estabelecido pelos artigos 6º e 7º, do Decreto n. 10.153, de 3 de dezembro de 2019. Portanto, a sua identificação no teor da manifestação deverá ocorrer somente em casos em  que seja vítima das ações. Caso não seja parte envolvida, escreva um texto impessoal. 

 

A Reitoria do Instituto Federal de São Paulo divulgou comunicado com orientações gerais sobre a preocupação com a segurança em escolas, que pode ser conferido a seguir:

registrado em:
Fim do contedo da pgina