Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Suporte CTI > Notícias > Prata da casa: professor do IFSP-BRA tem trabalho premiado em conferência internacional
Incio do contedo da pgina

Prata da casa: professor do IFSP-BRA tem trabalho premiado em conferência internacional

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 17h32

Um trabalho desenvolvido pelo professor do IFSP – Campus Bragança Paulista Adilson Vitor Rodrigues, junto ao Grupo de Pesquisas em Solidificação (GPS) do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, foi premiado na 22ª Conferência Internacional sobre Energias Renováveis e Qualidade de Energia (22nd International Conference on Renewable Energies and Power Quality  - ICREPQ’24), realizada em Bilbao (Espanha), entre os dias 26 e 28 de junho de 2024.

O trabalho intitulado “Influence of tin addition to Al-3%Mg (wt.%) alloys for hydrogen Generation” conquistou o prêmio Best Poster Award, destacando-se por ser um dos três melhores posters apresentados.

O estudo investigou como a adição de estanho (Sn) afeta a produção de hidrogênio em uma liga de alumínio com 3% de magnésio (Al-3%Mg). Foram analisadas duas ligas: uma que tem apenas alumínio e magnésio (Al-3%Mg), e outra que além desses dois metais, tem 10% de estanho (Al-3%Mg-10%Sn). A liga Al-3%Mg serve de base para ligas comerciais como a 5056, 5154 e 5754 e o Sn é normalmente utilizado como lubrificante sólido em rolamentos, e a proposta foi verificar como ele influencia a geração de hidrogênio. Assim, as ligas foram testadas em uma solução de NaOH - 1M para medir quanto hidrogênio elas produzem. Os resultados mostraram que, para a liga com apenas alumínio e magnésio, a produção de hidrogênio não mudou mesmo com a variação da escala da microestrutura. Já a liga que também tem estanho produziu muito mais hidrogênio, cerca de 350% a mais, e a quantidade gerada variava com a variação de escala da microestrutura. Isso sugere que a adição de estanho pode ser uma boa forma de aumentar a eficiência na produção de hidrogênio, que pode ser usada para gerar energia limpa.

O trabalho também gerou a publicação de um artigo, que pode ser acessado em https://reepqj.com/v2/292-24.html.

 

Prêmio: Best Poster Award - One of the three best posters presented in the 22nd International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ’24

Trabalho:  Influence of tin addition to Al-3%Mg (wt.%) alloys for hydrogen generation

Autores: L. Giovanetti, A.V. Rodrigues, R. Kakitani, C. Silva, C. Brito, P.R. Mei, A. Garcia, N. Cheung.

registrado em:
Fim do contedo da pgina