Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologia da Informação > CTI-Artigos > Notícias > Veja como foi a palestra “As Relações Étnico-Raciais no ensino básico e superior”
Incio do contedo da pgina

Veja como foi a palestra “As Relações Étnico-Raciais no ensino básico e superior”

Criado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 15h51

ivanildaNo dia 20 de agosto, foi realizada no câmpus Bragança Paulista a palestra “As Relações Étnico-Raciais no ensino básico e superior”, ministrada pela Profª Ma. Ivanilda Amaro Cardoso (docente do IFSP- Campus Bragança Paulista), que teve como objetivo apresentar os dispositivos legais que orientam o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, problematizar alguns casos de racismo e indicar instrumentos pedagógicos para tratar da temática na escola.

Embora as leis federais: 9394/96, 10.639/03 e 11.645/08, estabeleçam os caminhos a serem trilhados, ainda há muito que se fazer, nossa cultura educacional é eurocentrista, não conseguimos erradicar conceitos que remetem ao racismo em nossas práticas pedagógicas, um exemplo, entre tantos outros,  é quando em uma aula de história, ao tratar-se da escravidão, a referência que se faz é “negro escravo” enquanto que o correto é “negro escravizado”.

Devemos nos  perguntar: Qual o meu projeto de sociedade? Qual o tipo de pessoas que quero formar? Como se estabelecem as relações sociais dentro da escola? O respeito às variedades existe? 

Em situações de racismo dentro de uma sala de aula o professor deve tratar pedagogicamente o ocorrido, pois tais questões interferem diretamente no desenvolvimento dos alunos.

Há uma grande variedade de materiais disponibilizados na internet que possibilitam o trabalho com a etnomatemática. A palestrante apresentou algumas atividades que contemplam a cultura Afro-brasileira e Africana e que possibilitam o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em sala de aula:

  • o jogo mancala, que desenvolve a dinâmica
  • os penteados com trança em que pode ser trabalhado a geometria
  • estrutura da aldeia Bai-la na Zâmbia que possibilitam o estudo de fractais.

Estiveram presentes professores da rede estadual, docentes do IFSP, licenciandos em História, e em Matemática e demais interessados.

 

Saiba mais:

Lei 9394/96 - < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>

Lei 10.639/03 - < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>

Lei 11.645/08 - < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>

Mancala: http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp  (em 2024, este link não esta mais funcional, como sugestão adicionamos este https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/eventos/2-cejta/regras-dos-jogos/8-ano---mancala/)

Tranças e fractais: http://trancanago.blogspot.com.br/2010/02/nago-e-geometria.html

registrado em:
Fim do contedo da pgina