Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a "III Semana da Diversidade: Multiculturalismo, Diferença e Democracia"

Criado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 15h47
imagem sem descrição.

A "III Semana da Diversidade: Multiculturalismo, Diferença e Democracia", realizada entre os dias 04 e 08 de junho no Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo, contou com diversos tipos de atividades para toda a comunidade, dentre as quais: palestras, oficinas, minicursos, exposição fotográfica, rodas de conversa, cine-debates, exibição de curtas-metragens, apresentações culturais, mesas-redondas e relatos de experiências de projetos desenvolvidos no campus.

As temáticas abordadas sobre diversidade pelos palestrantes e convidados também não se restringiram a um único assunto, e foram bastante heterogêneas: direitos humanos, desigualdades de gênero, migrações e refúgio, mulheres na área das exatas e tecnologia, racismo, questões indígenas, pessoas com deficiência, diversidade cultural e religiosa. Tais temas possuem caráter transversal e universal, e proporcionam reflexões e discussões relevantes para a formação integral do indivíduo, sendo, então, imprescindível sua abordagem no âmbito escolar.

O início da Semana se deu com os professores do campus, Fernando Rodrigues e Adriano Henriques Machado, que conduziram a Mesa de Abertura “Multiculturalismo, Diferença e Democracia”, na qual foram exploradas questões referentes ao tema do evento, tendo em vista a pluralidade e a homogeneidade cultural, bem como o resguardo dos direitos individuais e respeito às diferenças. Já o encerramento do evento foi realizado pelo grupo indígena Oz Guarani, que por meio do Rap e do Hip Hop, interpretou canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos.

Ressalta-se que, durante toda a Semana, foi realizada a exposição fotográfica “Olhares Diversos” resultante do curso livre de fotografia ministrado no campus pela docente e fotógrafa Zezé Oliveira e pelo fotógrafo Marcio Boni Pontes. A Associação dos Deficientes Físicos de Bragança Paulista (ADEF), organização sem fins lucrativos destinada às pessoas com deficiência e sua inclusão social, esteve presente novamente no evento para uma emocionante apresentação de dança. Destaca-se ainda a exibição de curtas-metragens sobre diversidade, durante três dias da Semana, organizada e coordenada pela estudante Pamela Leite de Moraes, do curso Técnico Integrado em Informática e integrante do Projeto de Extensão IF(meninas){nas exatas}.

Você pode consultar mais sobre outras atividades desenvolvidas no nosso site: http://bra.ifsp.edu.br/diversidade/; e na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/semanadadiversidadeifspbra. Fique à vontade para comentar sobre o evento, fazer sugestões e aproveitar para dar aquele “like” na página. Depois, só ficar de olho nas próximas edições.