Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participe da IV Semana de Diversidade do IFSP-BRA, de 3 a 7 de junho
Incio do contedo da pgina

Participe da IV Semana de Diversidade do IFSP-BRA, de 3 a 7 de junho

Criado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 12h46

noticia Diversidade2019No período entre 3 e 7 de junho, será realizada no Câmpus Bragança Paulista do IFSP, a IV Semana da Diversidade, com o tema “Minorias: Direitos, Identidade e Consciência”.

Você sabia que uma minoria não está sempre em menor número na sociedade? Quando falamos em “minoria”, nesse contexto, estamos nos referindo a uma situação de desvantagem social. Apesar de muitas vezes um grupo minoritário ser realmente uma menor parte da população, não é o fator numérico o essencial para que ele possa ser considerado uma minoria. São as relações de dominação entre os diferentes subgrupos sociais e o que os grupos dominantes impõem como padrão que determinam o que se entende por minoria em cada lugar.

E por que devemos falar em Direitos, Identidade e Consciência das minorias? Porque, em uma democracia, como a que rege nossa carta magna, os direitos humanos devem ser considerados e garantidos a todos os indivíduos. E, no caso das minorias, tal consideração é especialmente importante, visto que se tratam de grupos já discriminados e tratados de forma desigual pela parte “maioritária”. Se, por um lado, cabe ao Estado garantir espaços de fala para esses grupos e desenvolver políticas públicas que também atendam aos seus interesses e necessidades, por outro, a todo cidadão cabe o desafio da empatia e a promoção do respeito à diversidade humana.

Para pensarmos juntos sobre essas questões, preparamos uma programação com muitos convidados especiais, que você pode ver aqui: http://bra.ifsp.edu.br/diversidade/

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina