Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a oficina “Quadriláteros sob a ótica de Van Hiele”

Veja como foi a oficina “Quadriláteros sob a ótica de Van Hiele”

Criado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 14h27
imagem sem descrição.

No último sábado, dia 1º de junho, ocorreu a oficina “Quadriláteros sob a ótica de Van Hiele”, que foi ministrada pelo licenciando em Matemática Matheus Lucas Nunes, do 3º semestre e orientada pela professora Iracema H. I. Arashiro.

A oficina teve por objetivo apresentar uma alternativa de ensino e aprendizagem para estudantes da educação básica, incluindo uma forma de avaliar o aprendizado de geometria, promover discussões relevantes a respeito das características e definições dos quadriláteros, mostrar a importância de como é formulado as definições e como relacionar as definições dos quadriláteros, e ainda apresentar uma sequência de atividades que promovem o desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes.

O dia teve início com uma breve apresentação do desenvolvimento do pensamento geométrico investigado por Van Hiele. Em seguida foram promovidas atividades em que os participantes tiveram oportunidades para reconhecer as características e propriedades dos quadriláteros, além de classificá-los.

O ponto alto da oficina foi utilizar o diagrama de Venn para classificar os quadriláteros em quadrados, retângulos, paralelogramos, losangos e trapézios. Alguns participantes já tinham em mente algumas definições do tipo: “todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado” ou “todo quadrado é um losango, mas nem todo losango é um quadrado”, e outros foram construindo essas definições conforme a oficina foi se desenvolvendo. A ideia de que os quadrados e retângulos são também paralelogramos foi discutida. Os participantes gostaram muito da oficina, se mostraram bem ativos e a avaliaram positivamente.

oficinaMAT 01jun2019