Página inicial > Últimas Notícias > Professor e alunos egressos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de TI publicam artigo em revista científica internacional

Criado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h52

O professor Jefferson de Souza Pinto e os ex-alunos Felipe Takeshi Ishizu, Jeferson Tadeu de Lima e João Antonio Aparecido Cardoso, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, publicaram um artigo científico na edição de junho do Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM), que teve uma temática especial sobre a Indústria 4.0.

O artigo intitulado “Blockchain Based MFA Solution: the use of Hydro Raindrop MFA for Information Security on WordPress websites” aborda a utilização de uma solução de autenticação de dois fatores (2FA) chamada Hydro Raindrop MFA, que utiliza a tecnologia Blockchain para garantir a segurança da informação em relação à autenticação de usuários em websites ou aplicativos.

O tema foi escolhido porque a tecnologia Blockchain, também conhecida como "protocolo da confiança", e que utiliza a criptografia e descentralização como medida de segurança, é um tema atual e vem se destacando como solução para a garantia da segurança dos dados em diversas áreas.

A solução se mostrou segura porque o processo de autenticação difere dos métodos de autenticação 2FA mais comuns do mercado, uma vez que o usuário digita suas credenciais de acesso no aplicativo Hydro Raindrop para smartphones ao invés de informar suas credenciais em uma página da web. Dessa forma, como o processo de autenticação ocorre de maneira diferente, ele garante que as informações de login sejam trocadas por uma conexão segura e o acesso não autorizado por meio de ataques de phishing e páginas falsas é inibido.

Os resultados apresentados demonstram que a ferramenta pode inibir ou reduzir a possibilidade de sucesso de ataques hackers, podendo contribuir para a preservação de dados e informações críticas que são vitais para muitas organizações da Indústria 4.0.

De acordo com os autores, este trabalho científico significa um enriquecimento em seus currículos, contribuindo para seu crescimento profissional e da pesquisa científica.

Para acessar o artigo, clique aqui.