Página inicial > Últimas Notícias > Professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática falam sobre suas práticas em congresso na Unicamp

Criado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 15h01

Entre os dias 17 e 19 de julho, estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática pariticparam do VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), importante congresso voltado para professores que ensinam Matemática, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na oportunidade, compartilharam suas práticas e investigações com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior.

As professoras Iracema H. I. Arashiro e Marina M. G. Osio e o estudante Matheus L. Nunes apresentaram o trabalho “O Laboratório de Ensino de Matemática como ambiente de investigação em geometria espacial” e o professor Rodrigo R. Gomes, “Uma prática de ensino de teoria dos grupos em um curso de licenciatura em matemática”. Os estudantes Maria S. Azevedo, Sibele T. Dower, Camila M. Santos e Matheus L. Nunes falaram sobre uma experiência que vivenciaram no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), apresentando o trabalho “Desafios no ensino da matemática: uma abordagem pibidiana”, e a estudante Flávia Barcelos apresentou “O ensino de formas geométricas utilizando um autômato”, trabalho que realizou sob a orientação da professora Marina M. G. Osio.

Os trabalhos apresentados resultam dos esforços empreendidos pelo curso de Licenciatura em Matemática, em especial pelo grupo de pesquisa GEEMBRA, na promoção da investigação sobre a prática na formação inicial dos futuros professores. A investigação sobre a própria prática é uma modalidade de pesquisa voltada à constituição de conhecimento sobre os problemas profissionais, que, além de contribuir para o esclarecimento e resolução desses problemas, tem implicações no desenvolvimento profissional dos que dela participam e no aperfeiçoamento das organizações em que atuam.

shiam2019b