Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e servidores participam do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em Belém do Pará

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 15h56

Entre dos dias 14 e 18 de julho estudantes e servidores do Câmpus Bragança Paulista do IFSP participaram do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado na cidade de Belém do Pará. Nesta edição o congresso destacou o tema “Computação e Responsabilidade Socioambiental” com foco aos problemas que podem surgir da inovação e avanço da tecnologia, como o excesso de lixo eletrônico, o desperdício de recursos causado pela ausência de reciclagem de componentes eletrônicos.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil, promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional.

O CSBC é formado por uma estrutura fixa com diversos eventos, entre ele o WIT (O Women in Information Technology), no qual a professora Elisandra Aparecida Alves da Silva foi convidada a participar de um painel “Semeando a equidade em novos terrenos: projetos parceiros em ação!” para apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto IF(meninas){nas exatas}

O artigo “Perfis das estudantes dos cursos de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Bragança Paulista” escrito por Thais Bergens de Sousa (egressa do técnico integrado em informática), Elisandra Aparecida Alves da Silva (docente) e Sandra Cristina Martins de Oliveira (egressa e servidora) foi aceito e apresentado na forma de pôster, e recebeu prêmio de melhor pôster no dia da apresentação.

Participaram do evento os estudante do curso Técnico Integrado em Informática: Ana Flora Barros Cruz, Davi Martini Agrello Cintra, Maria Regina Gallo, Matheus Campos Negretti, Vanessa Cypriano de Souza Cavallaro; do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica: Ana Luiza Petruso de Melo e Kailany Aparecida Zene Godois e da Licenciatura em matemática: Camila Maria dos Santos. Foram acompanhados pela docente Elisandra Aparecida Alves da Silva e pela técnica Sandra Cristina Martins de Oliveira, que também é egressa do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

Os estudantes e servidores estabeleceram contatos com profissionais reconhecidos na área acadêmica e empresarial, que atuam no Brasil e no exterior. As estudantes do curso
Técnico Integrado participaram da oficina Meninas Digitais.

A participação no CSBC foi promovida pelo IF(meninas){nas exatas}, que é um projeto de extensão que visa promover a participação feminina na área de Exatas, motivando alunas do ensino fundamental e médio a ingressar na área e colaborando para permanência de alunas de graduação e pós-graduação já inseridas neste contexto.