Página inicial > Últimas Notícias > I Encontro do IF (meninas){nas exatas} será realizado na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto

Criado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 18h08

Na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, acontecerá o I Encontro do IF (meninas){nas exatas}, evento realizado pelo projeto de Extensão IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação feminina na área de Exatas.

Ao longo do dia serão realizadas pela equipe do projeto diferentes atividades com o objetivo de apresentar o projeto IF(meninas){nas exatas} e suas ações, bem como estimular e discutir o ingresso e a permanência de mulheres em cursos e carreiras na área de exatas. As ações do projeto englobam visitas às universidades, escolas e empresas, cursos, rodas de conversa, oficinas, grupos de estudos, mentoria Technovation, iniciações científicas, organização da Semana da Diversidade e outros eventos.

O Encontro se inicia às 8h com a apresentação do projeto e suas ações no Auditório. Em seguida haverá um café colaborativo na sala B516 e logo após será realizada, no laboratório A401, a Oficina “EcoCiência: a programação que impulsiona o futuro”, com a finalidade de se instigar o pensamento crítico, com o alinhamento entre ciência e tecnologia. A plataforma Scratch será utilizada para se abordar os principais problemas socioambientais como: falta de água, desastres naturais, aquecimento global, e reciclagem.

Convidada Professora Doutora Sonia Guimarães, professora de física no ITA. Primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA.Já o período da tarde se inicia com a palestra “Minha carreira, oportunidades e barreiras”, ministrada pela convidada Profa. Dra. Sonia Guimarães, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que abordará sua trajetória enquanto professora de física no ITA e as barreiras enfrentadas enquanto mulher negra na área de exatas, no Auditório. Em seguida, no mesmo local, será realizada a Oficina “Technovation”, com uma preparação para estudantes pensarem e projetarem soluções estratégicas para problemas da sua comunidade. O Technovation é competição global que oferece um programa para meninas desenvolverem habilidades e se tornarem empreendedoras de tecnologia e líderes, com o apoio de mentores.

Às 19h, no Auditório, será realizada a Oficina de “Coding Dojo”, que proporcionará um ambiente de colaboração e aprendizado para o aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos como: trabalho em grupo, raciocínio lógico, linguagem de programação, desenvolvimento guiado a teste e boas práticas de programação. Logo após a Oficina haverá outro café colaborativo na sala B405, e em seguida o “Encontro com as Egressas do IFSP-BRA” às 20h55 no Auditório. Tal atividade possibilitará uma reflexão sobre a situação atual das carreiras na área de exatas para as mulheres a troca de experiências entre os estudantes do IFSP e as egressas dos cursos.

O evento é gratuito, aberto à comunidade e a participação não é restrita a meninas. A Oficina de “EcoCiência“ será realizada para pessoas a partir de 9 anos, e a de Technovation” é destinada para meninas a partir de 12 anos. Para ambas Oficinas é necessária a realização de inscrição no site: bra.ifsp.edu.br/ifmeninas.

O Câmpus Bragança Paulista do IFSP está localizado à av. Major Fernando Valle, 2013, no bairro São Miguel.

ig IFmeninas encontro