Página inicial > Últimas Notícias > Programa Sakura de Ciência para o Ensino Médio vai levar estudantes ao Japão

Programa Sakura de Ciência para o Ensino Médio vai levar estudantes ao Japão

Criado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 12h26

O Programa Sakura de Ciência para o Ensino Médio (Sakura Science High School Program) está em fase de seleção para promover intercâmbio por 7 dias, no Japão, para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada.

Serão selecionados estudantes brasileiro do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, que visitarão centros de pesquisa e universidades do Japão, participação de aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visitarão à embaixada brasileira no Japão, participação de atividades com estudantes de ensino médio japoneses e de outros países participantes.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST)  providenciará para os estudantes selecionados na etapa nacional os bilhetes aéreos internacionais, acomodação, alimentação, transporte terrestre no Japão, Seguro-viagem e visto japonês.

A seleção dos estudantes será em três fases: cada câmpus do IFSP deve selecionar um estudante regularmente matriculado nos cursos técnicos integrados e, a partir destas indicações, o IFSP selecionará um estudante como representante, entre todos os câmpus do Estado, para indicar ao CONIF. Na última fase, o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) selecionará 10 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) para o programa.

Inscrições no câmpus

No Câmpus Bragança Paulista, as inscrições devem ser feitas até o dia 28 de agosto, quarta-feira, com a professora Eliane Andreoli, representante da Arinter, pessoalmente ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com toda documentação e indicando no assunto do e-mail "EDITAL - Chamada Pública Nº 627/2019 - nome do candidato - BRA". A professora Eliane estará no câmpus nos dias 26 e 27, segunda e terça-feira, das 9h às 11h, e no dia 28, quarta-feira, das 14h30 às 16h.

Para participar é necessário:

• Estar no penúltimo ou último semestre do curso;
  • Ter Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) mínimo de 8,0 nas disciplinas cursadas (média global);
  • Apresentar certificado de proficiência em inglês;
  • Ter participado em:
    • projeto de pesquisa aplicada;
    • projeto de extensão tecnológica;
    • eventos técnico-científicos internacionais (incluindo olimpíadas);
    • eventos técnico-científicos nacionais e regionais (incluindo olimpíadas);
    • eventos técnico-científicos locais (da própria instituição) (incluindo olimpíadas).

Para inscrição é necessário:

• Todos os formulários necessários corretamente preenchidos;
  • Histórico Acadêmico com o CRE igual ou maior que 8,0 (média global);
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Proficiência em Inglês;
  • Cópia de todos os documentos comprobatórios;
  • Passaporte Válido

Veja as informações completas no edital disponível em https://www.ifsp.edu.br/noticias/1051-chamada-publica-programa-sakura-de-ciencia-5

Edições anteriores

Em 2018, o estudante Cauã Reis Gonçalves (o primeiro à esquerda na foto), então no 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática no Câmpus Bragança Paulista, foi um dos 8 estudantes de cursos técnicos selecionados do IFSP na Chamada Pública nº 165/2018, e viajou para o Japão conhecer as instituições de ensino do país por meio do Programa Sakura de Ciência para o ensino Médio/Técnico, com os custos da viagem arcados pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST).

SakuraScience2018