Página inicial > Últimas Notícias > Participe da Palestra "Governança Algorítmica", segunda-feira, dia 30/09

Participe da Palestra "Governança Algorítmica", segunda-feira, dia 30/09

Criado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 10h14
Na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, a coordenação do curso de Pós Graduação em Gestão estratégica de Tecnologia da Informação promoverá a palestra "Governança Algorítmica", ministrada pelo Professor Wilson Vendramel.

Título: Governança Algorítmica

Duração: 2 horas

Objetivo: Apresentar uma visão geral sobre a importância da governança algorítmica, visando listar algumas alternativas para se definir um processo de governança.

Resumo do evento: Por meio de soluções de Big Data, muitas decisões estão sendo tomadas em diversas áreas, desde a educacional, passando pela financeira até a saúde. Isso significa que algoritmos estão cada vez mais analisando, avaliando, decidindo, e, consequentemente, causando impacto nas vidas dos cidadãos. O crescente poder computacional e o aumento dos conjuntos de dados permitem que os algoritmos realizem tarefas de uma magnitude e complexidade insuportável para os padrões humanos. Em contrapartida, os algoritmos são capazes de tirar os seres humanos do circuito de seus vários processos decisórios, se tornando um risco. Diante deste cenário, esta palestra visa expor a relevância de se estabelecer um processo de governança algorítmica, objetivando o tratamento dos riscos causados pelos algoritmos.

Sobre o palestrante: O professor Wilson Vendramel possui bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade São Marcos, especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, especialização em Engenharia de Software pela UNICAMP, especialização em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Engenharia de Produção (linha de pesquisa em Produção de Software) pela Universidade Paulista e mestrado em Ciência da Computação (linha de pesquisa em Sistemas de Informação) pela UNICAMP. No momento atual, é aluno de doutorado do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (linha de pesquisa em Inteligência em Sistemas) da PUC-SP. Trabalhou por mais de uma década na IBM Brasil, incluindo atividades de desenvolvimento de software e administração de banco de dados. Atualmente, é docente do Instituto Federal de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Tem experiência na área da Ciência da Computação, especificamente em Engenharia de Software, Banco de Dados, Métodos Ágeis de Desenvolvimento, Inteligência Artificial e Computação Cognitiva.