Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Bragança realiza atividade com o tema "Para-atletismo - esporte, deficiência e qualidade de vida"

Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 10h40

No dia 21 de outubro, foi realizada uma atividade sobre Para-atletismo com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, organizada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), juntamente com a professora de Educação Física do câmpus, Valentina Piragibe, tendo em vista o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, celebrado em 11 de outubro.

Na ocasião, recebemos Tércio Pereira de Araujo, técnico de Para-atletismo no município, e alguns de seus atletas, medalhistas em competições regionais e estaduais. Na Sala de Eventos do câmpus, o técnico realizou uma introdução teórica sobre os tipos de deficiências, os esportes paraolímpicos, as classificações funcionais, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), o atletismo na Paraolimpíadas e o Para-atletismo em Bragança Paulista.

Tércio também instigou a imaginação dos estudantes mostrando materiais criados para adaptação de pessoas com deficiência no Atletismo, de maneira a expandir possibilidades e a conectar tais informações como conhecimento que estão construindo nos cursos técnicos. Ao final desse primeiro momento, os para-atletas apresentaram suas trajetórias e comentaram como o esporte contribuiu para melhoria de sua qualidade de vida, envolvendo questões que perpassam desde sua saúde física e mental quanto sua inserção social. Nesse momento os estudantes também puderam fazer perguntas aos convidados.

Para finalizar a atividade, todos foram convidados para ir ao pátio da escola, onde os jovens puderam vivenciar algumas atividades envolvendo privações físicas: sentados, sem mover pernas e troncos, realizaram lançamentos e arremessos e, com os olhos vendados, participaram de vários exercícios de corrida. Conhecimento, reflexão, compartilhamento de experiências e exercício de empatia permitem dizer que, certamente, a atividade marcou positivamente cada um dos participantes.

Paratletismo out2019