Página inicial > Últimas Notícias > Relações Étnico-Raciais na Educação são tema de palestra no próximo sábado

Relações Étnico-Raciais na Educação são tema de palestra no próximo sábado

Criado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 19h08

No próximo sábado, dia 20/08, às 9h, no auditório do Câmpus Bragança Paulista do IFSP será realizada a palestra “As Relações Étnico-Raciais na Educação Básica e Superior”, com a Profª. Ma. Ivanilda Amado Cardoso.

As exigências sociais, históricas e legais da Educação das Relações Étnico-Raciais apresentaram novos desafios curriculares às escolas e universidades. Nesse cenário, os professores são considerados agentes de fundamental importância na superação das assimetrias raciais e na promoção de uma educação de qualidade. Mas será que os/as professores/as estão sendo formados/as para lidar pedagogicamente diante de situações de discriminação racial? Quais recursos pedagógicos os/as professores/as acessam para tratar das relações raciais na escola? Mediante essas problematizações, a palestra tem como objetivo apresentar os dispositivos legais que orientam o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, problematizar alguns casos de racismo e indicar instrumentos pedagógicos para tratar da temática na escola.

Integrante do Ciclo de Palestras e Oficinas para a Formação de Professores e Educadores de Matemática, esta atividade tem por objetivo discutir a formação de professores na perspectiva das Relações Étnico-Raciais. O público-alvo são professores de Matemática da Educação Básica, alunos de licenciatura em Matemática e interessados.

Para participar, é necessário fazer a inscrição acessando o link https://goo.gl/jeNogN.