Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Bragança Paulista no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Início do conteúdo da página

Câmpus Bragança Paulista no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Criado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 13h14

O dia 19 de agosto marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi escolhida para marcar o episódio conhecido como “Massacre da Sé” quando, entre 19 e 22 de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram assassinadas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulistana. Outras oito pessoas também foram feridas nos ataques e ninguém foi punido pelos crimes até hoje.

Essa data é uma oportunidade de chamar atenção de toda a população para essas pessoas e as condições que estão expostas, como também para refletir sobre a reinserção social dessas pessoas.  Diferentes motivos podem levar uma pessoa à situação de rua: desde questões econômicas e de mercado, como desemprego e precariedade de moradia, às questões individuais, como problemas familiares, traumas, doenças, dependência química e outros.

O Câmpus Bragança Paulista do IFSP, por meio de Ações de Extensão, contribui para superação de problema sociais e para inclusão de grupos sociais, com o projeto de Extensão “Estímulo à Inclusão Social da População em Situação de Rua pela Prática de Atividades Físicas, Esportivas e Recreativas”. Coordenado pela prof.ª Valentina Piragibe, o projeto objetiva promover a inclusão da População em Situação de Rua em práticas de atividades físicas, esportivas e recreativas.

Ações dessa natureza contribuem a implementação de políticas públicas, e fortalecem Instituto Federal de São Paulo na efetivação de sua função social de inclusão e cidadania, além de ser uma oportunidade apresentar os cursos ofertados à população em situação de rua.

registrado em:
Fim do conteúdo da página