Página inicial > Últimas Notícias > O que o estudante precisa saber para o retorno às aulas de forma remota

O que o estudante precisa saber para o retorno às aulas de forma remota

Criado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 18h26

No dia 10 de agosto, o IFSP Câmpus Bragança Paulista retomará as atividades acadêmicas, inicialmente de forma remota, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Estado e pelo município em face à pandemia da COVID-19.

É importante conhecer como utilizar os recursos digitais oficiais do IFSP, que serão usados para o retorno remoto das atividades acadêmicas. Para iniciar o cadastro nos recursos disponíveis, o aluno deve ter em mãos seu prontuário e o acesso ao e-mail pessoal que foi indicado no cadastro durante a matrícula, pois as informações para atualização de senha serão enviadas para esse e-mail.

As principais ferramentas são:

• E-mail acadêmico (@aluno.ifsp.edu.br) – é o canal de comunicação oficial entre a instituição e o estudante.

Veja como criar e como acessar seu e-mail de aluno

• Secretaria Digital no SUAP - é onde podem ser solicitados os principais documentos acadêmicos como, por exemplo, Atestado de Matrícula, Boletim e Histórico Escolar. Em caso de dúvida o aluno deve entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba como acessar o SUAP

Na playlist tem vídeo mostrando como acessar o SUAP (entre outros)

Como acessar o módulo de requerimento do SUAP

• Moodle – é a sua sala da aula virtual, onde é possível visualizar as disciplinas do curso, os conteúdos e atividades disponibilizadas pelos professores. Ao acessar o Moodle, você verá automaticamente as disciplinas nas quais está matriculado.

Saiba como acessar o Moodle do IFSP-BRA

Na playlist tem vídeo mostrando como acessar o Moodle (entre outros)

• Office 365 – o IFSP tem parceria com a Microsoft que oferece ao estudante o pacote de aplicativos para escritório/produtividade.

Saiba como acessar o Office 365

• Microsoft Teams (aplicativo incluso no pacote Office) – plataforma unificada de comunicação com bate-papo, videoconferência e troca de arquivos entre docente e estudante. O aplicativo pode ser instalado ou utilizado online, mas para acessar as turmas/salas você deve ser incluído pelo docente ou por link disponibilizado por este.
  • Conferência Web RNP – Ferramenta para videoconferência e comunicação síncrona entre docente e estudante. Para acessar, utilize o link para a sala específica, disponibilizado pelo professor.

Biblioteca

- Fontes de informação - a Biblioteca do IFSP-BRA disponibiliza no site links de diversas fontes de informação para auxílio durante as pesquisas.

- Biblioteca Virtual Pearson - o acesso é feito pelo SUAP, em "Links úteis-IFSP", no link “Biblioteca Virtual Pearson”.

As obras da BV Pearson também podem ser visualizadas pelo catálogo online Pergamum. Ao acessar o Pergamum é necessário clicar na opção login, selecionar a categoria Aluno, informar o Campus, o Código (prontuário sem o BP) e senha (mesma senha do SUAP). É possível realizar buscas, as obras da BV Pearson são as que aparecem com um ícone de cadeado.

Também é possível instalar o app Biblioteca Virtual by Pearson. Para acessá-lo, primeiramente o aluno deve acessar a plataforma via computador, acessar o item Meu Perfil e criar uma senha. Após isso, será possível acessar o aplicativo em dispositivos móveis com a senha criada.

- Portal de Periódicos - os alunos do IFSP têm acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES, por meio do Acesso CAFE, onde deve-se informar o nome da instituição e fazer o login com prontuário e mesma senha utilizada do SUAP:

Tem dúvidas? Fale conosco

No caso de eventuais dúvidas pode-se enviar um e-mail à Coordenação do curso ou a Coordenação de Apoio ao Ensino. Os e-mails estão disponíveis em https://bra.ifsp.edu.br/contato.

No portal do Campus e nas redes sociais oficiais, estão disponibilizados tutoriais sobre os recursos digitais e dicas de como fazer o acesso aos conteúdos remotos da melhor forma.

YouTube:  https://www.youtube.com/ifspbra

Instagram: @ifspbra - https://www.instagram.com/ifspbra/